A plataforma de Inteligência Artificial (IA) bAIgrapher foi premiada no London International Awards (LIA)
A plataforma de Inteligência Artificial (IA) bAIgrapher foi premiada no London International Awards (LIA), festival que destaca as melhores iniciativas em inovação e criatividade na indústria. O aplicativo foi desenvolvido pela empresa Wide Labs, do egresso do curso de Medicina da UFCSPA Marcelo Chapper, com participação da professora do Departamento de Clínica Cirúrgica Carla Rynkowski e dos acadêmicos de Informática Biomédica da UFCSPA Luiza Pinheiro e Fabricio Vizzotto. A plataforma, que já havia ganhado um Leão de Cannes em junho, recebeu três prêmios, nas categorias Creative Use of Data & Pharma, Medical Innovation e Creativity in Business to Business.
A bAIgrapher foi criada para simular uma terapia de reminiscência (lembrança) acessível e escalável. O sistema utiliza depoimentos fornecidos por pessoas indicadas pelo paciente, sob supervisão médica, em formato de texto, áudio e imagens. Os materiais são então interpretados, organizados e reescritos para construir uma autobiografia uniforme e cronologicamente ordenada. Conforme Chapper, a ideia é enfrentar os desafios impostos pela Doença de Alzheimer: "Por meio da terapia de reminiscência, buscamos ajudar os pacientes a 'lembrar' de eventos passados e reviver essas experiências, o que contribui para retardar a progressão da doença e melhorar sua qualidade de vida", descreve.
A participação da professora Carla Rynkowski é parte de um novo estudo que está sendo desenvolvido sobre o uso da plataforma. Nessa nova abordagem o paciente será avaliado a partir de uma escala antes e depois de ser submetido à terapia de reminiscência (criação de seu livro de memórias via bAIographer) que irá avaliar o grau de desenvolvimento de seu Alzheimer. "A nossa ideia é verificar o efeito da terapia de reminiscência em vários pacientes. Queremos comprovar isso científicamente", afirma. O projeto será enviado em breve ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFCSPA para que o estudo possa ser iniciado. O estudo contará com a participação de estudantes da Liga de Neurologia.
O case da bAIgrapher pode ser conferido neste link.