Lançamento da obra foi celebrado nesta terça-feira, 25, com representantes da universidade, Hospital Santo Antônio e Unicred

Representantes da UFCSPA, Hospital Santo Antônio e Unicred celebraram nesta terça-feira, 25, o lançamento da história em quadrinhos "Grandes amigos em: como tudo começou", uma obra voltada para pequenos pacientes em tratamento oncológico. Elaborado como um produto de trabalho de conclusão de curso pelo egresso do curso de Enfermagem, Giovani Basso da Silva, sob orientação dos professores Simone Travi Canabarro e Luccas Melo de Souza, o livro contou com o patrocínio da Unicred para distribuição junto a pais e crianças internadas no Hospital Santo Antônio.

Apontando o livro como uma "realização pessoal gigantesca", Giovani contou que a ideia da obra surgiu da necessidade de levar aos pequenos pacientes e seus responsáveis informações importantes como os sintomas relacionados às medicações e os cuidados necessários durante o tratamento. Segundo o enfermeiro, o conteúdo foi elaborado a partir de um amplo trabalho de pesquisa, contando inclusive com a validação de um comitê de especialistas. "Um material feito com amor, carinho e acolhimento para melhor atender às crianças nessa situação difícil", resumiu.

A reitora Lucia Campos Pellanda elogiou a formação de parcerias como a colaboração firmada naquela oportunidade, envolvendo UFCSPA, Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Unicred. "É um orgulho para a universidade ter acadêmicos tão criativos e inovadores, trazendo destaque à instituição e ao impacto do seu trabalho", agradeceu. Lucia também frisou que ações assim ajudam a destacar o nome da UFCSPA em nível nacional e internacional.

Elogiando Giovani, que traz "contribuições preciosas para o universo infantil" com o seu livro, a professora Simone Canabarro comentou sobre a origem do projeto. "No início pensávamos que se tratava de um trabalho grandioso demais para o nível de conclusão de curso, mas eu e o professor Lucas decidimos apoiar e ir em frente", rememorou. "Se ao menos uma criança em situação oncológica for beneficiada com essas informações, já valeu muito a pena", acrescentou.

O presidente da Unicred RS, José Cesar Boeira, reforçou a vocação da cooperativa em apoiar iniciativas relacionadas à saúde, caso do lançamento de "Grandes Amigos". "Este livro é uma demonstração do papel da universidade em ir além dos muros e levar benefícios extras à sociedade", elogiou.

No princípio do encontro também esteve presente o secretário municipal de saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, que abordou a possibilidade de levar o livro para outros espaços além da Santa Casa. Ao todo, 50 exemplares da obra serão disponibilizadas no Hospital Santo Antônio para pais, pacientes e profissionais de saúde.