Solenidade de posse ocorreu de forma virtual nesta terça-feira, 30.

Ocorreu na noite desta terça-feira, 30, a cerimônia de recondução da reitora Lucia Campos Pellanda e posse da equipe de gestão para o mandato 2021-2025. A solenidade foi realizada de forma totalmente virtual e contou com a participação de dezenas de autoridades, entre reitores, políticos, membros do judiciário e representantes de órgãos de classe e de instituições parceiras. A comunidade acadêmica também se fez presente no chat da transmissão, enviando mensagens e comentários acerca do evento.

A solenidade iniciou com um período para manifestações das autoridades presentes, que parabenizaram a reitora e sua equipe pela conquista de mais um mandato. Após, foi exibido um vídeo institucional sobre a UFCSPA.

O decano do Conselho Universitário, professor Alberto Antônio Rasia Filho, realizou o primeiro pronunciamento, pedindo um minuto de silêncio pelos mortos da pandemia de Covid-19. Destacou que a UFCSPA possui missão nobre e imprescindível à sociedade: "A UFCSPA acredita e agrega em seu próprio nome a honra de ser universidade, zelando pela educação e fazendo-a multiplicar, explicando e aplicando os conhecimentos gerados à toda a sociedade que tanto vai assim melhorar seus valores. A todos os membros desta instituição, cabe-nos zelar pela vida de nossos irmãos e irmãs, pois todos somos todos da mesma espécie, e também de nosso planeta, jamais sendo coadjuvantes a qualquer palavra ou ato que atente contra a ciência, a ética e a consciência". O professor Rasia também realizou a leitura do termo de posse da reitora Lucia Pellanda, assinado no dia 19 de março pelo Ministro da Educação Milton Ribeiro. Após, o Coral UFCSPA cantou a música "Amanhã", de Guilherme Arantes.

Alfredo Guilherme Englert, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, instituição parceira da UFCSPA desde sua criação como Faculdade Católica de Medicina, também realizou um pronunciamento. Ele destacou a importância do trabalho realizado em parceria com a universidade, sobretudo no atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), dado que a Santa Casa é o hospital com maior número de atendimentos ao SUS no Estado.

Durante a solenidade ocorreu também a posse dos membros da equipe de gestão. Foram reconduzidos aos cargos: a vice-reitora Jenifer Saffi, a pró-reitora de Graduação Márcia Rosa da Costa, a pró-reitora de Planejamento, Alessandra Dahmer, o pró-reitor de Administração, Leandro Mateus Silva de Souza, e a pró-reitora de Gestão com Pessoas, Ana Cláudia de Souza Vazquez. Duas pró-reitorias e a chefia de Gabinete ganham novos titulares: a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação passa a ser comandada pela professora Dinara Jaqueline Moura e a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis é assumida pela professora Mônica Maria Celestina de Oliveira. O novo chefe de Gabinete é o técnico-administrativo Magno Carvalho de Oliveira.

A vice-reitora Jenifer Saffi, em seu discurso, lembrou as ações realizadas na universidade durante o primeiro mandato de gestão, como o Congresso UFCSPA, o UFCSPA Acolhe e o Fórum do PPI. "A UFCSPA assume enorme protagonismo de ensino da saúde, ganhando reconhecimento tanto no cenário nacional, quanto no internacional", enfatizou. Ela também destacou a presença da universidade nos rankings internacionais de avaliação das universidades, em posições de destaque, entre as 550 melhores do mundo.

O pronunciamento da reitora Lucia Pellanda foi carregado de emoção. Contou um pouco da sua história pessoal e profissional, lembrando que seus pais se conheceram em um baile de reitoria. Falou sobre as ideias que levaram ela e Jenifer ao primeiro mandato, com o objetivo de "construir um ambiente onde as pessoas sentissem pertencimento, sentissem que estavam construindo juntas uma universidade". Relacionou a gestão da instituição ao funcionamento de um coração, dada a sua especialidade médica, que é cardiologia, e explicou "quando se coloca o coração nas coisas, o resto flui como em um sistema circulatório saudável e capilariza. A ciência da gestão mais contemporânea mostra que cuidar das pessoas primeiro dá inclusive mais resultados (e é o mesmo princípio pelo qual cuidar da vida primeiro é melhor também para a economia). Na ciência, pensar diferente é um requisito. Por isso, quanto mais diversa for uma equipe, melhor".

Ao final da solenidade, foi realizada uma homenagem através de um vídeo de fotos à reitora Lucia Pellanda, que também comemorou seu aniversário nesta data.