O Projeto PET-Saúde/Interprofissionalidade disponibiliza a partir desta terça-feira, 20, painel online com os números de casos de síndrome gripal, incluindo a Covid-19, de pacientes atendidos na região do DDA – Distrito Docente Assistencial da UFCSPA – Norte/Eixo Baltazar. De acordo com a professora Adriana Paz, uma das coordenadoras do projeto, a plataforma virtual é um dos resultados do trabalho de telemonitoramento desenvolvido pela equipe composta atualmente por mais de 70 pessoas, incluindo professores, alunos e profissionais de saúde do município.

Iniciado em abril de 2019, o PET-Saúde desenvolvia até o início da pandemia atividades presenciais nas unidades de saúde do DDA. “Os professores assumem o papel de tutores e os profissionais de saúde atuam como preceptores. Temos alunos de sete cursos: Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Farmácia, Psicologia e Medicina”, relata Adriana. Com a emergência de saúde pública ocasionada pelo novo coronavírus e a impossibilidade do trabalho seguro de forma presencial, o PET-Saúde assumiu a missão de realizar o telemonitoramento de casos em seu território de atuação.

O trabalho consiste no acompanhamento virtual, pelo período de 10 a 14 dias, dos pacientes com sintomas de síndrome gripal que chegam às 21 unidades de saúde da região do DDA. “Trata-se de uma interação e uma prática colaborativa com os profissionais das unidades de saúde, importante na medida em que ajuda a reduzir o trânsito desses pacientes dentro das unidades”, relata a professora.

A docente informa que existe a possibilidade para os acadêmicos interessados em integrar voluntariamente o Projeto PET-Saúde/Interprofissionalidade. Para encaminhar a inscrição, basta enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..