Os professores que desejam abordar o tema dos primeiros socorros em suas aulas remotas agora têm um novo recurso didático gratuito à disposição. O projeto de extensão da UFCSPA “Oficina de primeiros socorros: uma ação transformadora nas escolas públicas de Porto Alegre” disponibiliza para todos os interessados uma cartilha que aborda de forma lúdica a prevenção e o manejo de diferentes situações de emergência. “Mais de 35 escolas, grupos e comunidades já solicitaram nosso material”, contabiliza o bolsista do projeto, o aluno de Medicina Artur Trommer.
Inicialmente pensada para atingir jovens do ensino fundamental, na faixa de 9 a 15 anos, a cartilha tem o objetivo a auxiliar na formação de cidadãos capazes de prestar atendimento inicial em situações de risco à vida. “Sabe-se que os acidentes são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil, sem contar o grande número de hospitalizações relacionadas. Considerando que a maior parte desses acidentes poderia ser evitada, o ensino de primeiros socorros é fundamental desde cedo”, justifica o estudante.
A estimativa do grupo é que a cartilha tenha sido repassada para mais de 1 mil alunos até o momento. De acordo com os integrantes do projeto, o retorno dos docentes que recebem o material é “muito positivo”, especialmente por se tratar de um material atrativo que pode ser trabalhado em aulas à distância. Para solicitar a cartilha, basta preencher o formulário disponível neste link.
Envolvidos no projeto:
Estudantes
- Amanda Berlinck da Silva
- Armando Schmidt Cardoso
- Artur Boeck Trommer
- Caroline Manami Okamoto
- Débora Natalia de Oliveira Santos
- Diego Henrique Terra
- Eduardo Franke da Cruz
- Fernanda Parente de Sousa
- Gabriel Rostand Tavares
- Geovana Eduarda Altoé
- Henrique Herpich
- Julia Rodrigues Ramser
- Juliana Calderipe de Almeida
- Kauany Letícia Lameu
- Maria Eduarda Friedrich Pfeifer
- Mariana Tamborindeguy
- Matheus Henrique Ramos Voos
- Mirian Francine Favero
- Taisa Valle
- Vítor Steffens Bracht
Professor coordenador
- Antônio Rogério Crespo