O Núcleo Cultural criou o projeto “Conexão Cultura, um espaço de manifestação cultural em rede”, conectado em diversas ações, desenvolvidas para o período de distanciamento social. O intuito é contribuir, por meio das diferentes formas de expressão, para que as comunidades acadêmica e externa atravessem o momento de pandemia com mais leveza, colaborando com a saúde mental da população. Os locais de encontro são as redes sociais do Núcleo Cultural (Facebook, Instagram e Twitter) e o site da UFCSPA. Conheça, curta, participe e compartilhe.

Vídeopoesia

O Núcleo Cultural da UFCSPA (NCULT) criou o projeto Videopoesia. O objetivo é estimular e divulgar a produção criativa, levando o texto poético a um número maior de pessoas, no ambiente digital. Para participar é preciso acessar o link http://bit.ly/Videopoesia, ler as regras, se inscrever e enviar o vídeo.

Tire suas dúvidas:

Quem pode participar? Qualquer pessoa: poeta ou amante de poesia.

Qual o tema? O tema é livre.

Pode ser enviado mais de um vídeo? Sim.

Qual o tempo do vídeo? Até 3 minutos.

Qual o formato do vídeo? Horizontal.

Pode ser gravado com celular? Sim. Esta é a proposta.

Os poemas devem ser próprios? Podem ser próprios ou de um poeta você aprecie.

Como participar: Consulte as informações completas em http://bit.ly/Videopoesia

Ainda tens dúvidas? Escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O Núcleo Cultural vai te responder.

Na minha janela, o mundo

Exercício de percepção visual e exposição fotográfica colaborativa. Propõe instigar a reflexão sobre o que se vê emoldurado pelas janelas e o papel do ambiente externo no contexto do distanciamento social. Pensando em como as mudanças ocorridas no cenário atual transformaram seu modo de enxergar, o público é convidado a fotografar e descrever uma janela vista de dentro. As imagens são divulgadas individualmente nas redes sociais e também reunidas em um álbum virtual. A atividade permanece aberta à participação. Coordenação de Aline Griza, programadora visual do Núcleo Cultural.

Proposta da atividade

 

Memórias de lá, um dia, alguém

Exercício de percepção visual e exposição fotográfica colaborativa. Propõe estimular as pessoas a observarem suas casas e os objetos que trazem à lembrança pessoas importantes, momentos passados e lugares conhecidos. Pensando nas histórias guardadas pelas coisas, o público é convidado a fotografar um objeto e descrever seu significado. As imagens são divulgadas individualmente nas redes sociais e também reunidas em um álbum virtual. A atividade permanece aberta à participação. Coordenação de Aline Griza, programadora visual do Núcleo Cultural.

Proposta da atividade

Álbum virtual

Palavra de Artista

Artistas e palestrantes que já participaram de alguma edição da Agenda Cultural da UFCSPA são convidadas a produzir vídeos com manifestações artísticas e mensagens e/ou depoimentos sobre como estão vivendo este período. O intuito é unir e ajudar a fortalecer as pessoas através da arte. O foco é na população em geral que tem acesso às redes sociais. A fim de manter um padrão, é fornecido um formato a ser seguido pelo participante, bem como o tempo médio entre 3 e 5 minutos. Coordenação de Lisiane Wandscheer, jornalista do Núcleo Cultural da UFCSPA.

Supersônicos a Vapor

Trinity Soares

Frederico Bartz

Mauriceia Cassol

Duo Cantilena

Ícaro Castro

Rafael Lopes

Mari Kerber

Roberta Agostini

Cláudia Prass

Daniel Lemos

Louise Kanefuku

Coral Virtual

Os extensionistas do Coral UFCSPA são convidados a estudarem canções, a partir de partituras e gravações disponibilizadas na plataforma Moodle, e a gravarem vídeos de sua interpretação. Os vídeos reunidos formam um coro virtual e estão disponíveis para o público nas redes sociais do Núcleo Cultural e do Coral UFCSPA, inclusive em canal do YouTube. Coordenação de Marcelo Rabello dos Santos, regente do Coral UFCSPA e da Banda Comunitária da UFCSPA.

Amanhã

Sonho meu

Benke

https://www.facebook.com/650403751780921/videos/275420193599358/

Wind of change (em parceria com a Banda Virtual)

Semeadura

Banda Virtual

Os extensionistas da Banda Comunitária da UFCSPA são convidados a estudarem peças musicais, a partir de partituras e gravações disponibilizadas de diversas formas (e-mail, WhatsApp e Dropbox), e a gravarem vídeos de sua interpretação. Os vídeos reunidos formam uma banda virtual e estão disponíveis para o público nas redes sociais do Núcleo Cultural e da Banda Comunitária da UFCSPA. Coordenação de Marcelo Rabello dos Santos, regente do Coral UFCSPA e da Banda Comunitária da UFCSPA.

Happy

Gente humilde

Wind of change (em parceria com o Coral Virtual)

Georgia on my mind