Na atual situação de emergência generalizada em razão das fortes chuvas e enchentes históricas que assolam Porto Alegre e o Estado do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) criou o Grupo de Enfrentamento a Emergências Climáticas. O Grupo que reúne professores, técnicos-administrativos, alunos, bolsistas, estagiários e voluntários está mobilizado desde terça-feira, 30 de abril, na emissão de comunicados oficiais da Universidade.
O Plano de Enfrentamento a Enchentes, organizado pela Reitoria, todas as pró-reitorias, a Associação dos Pós-Graduandos (APG) e pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) e outros voluntários, identificou demandas nesse momento crítico e o Grupo de Enfrentamento a Emergências Climáticas se organiza em subgrupos para o atendimento dessas necessidades. A UFCSPA trabalhará na organização de profissionais voluntários, na coleta de doações e com apoio em alojamento e abrigo.
A comunicação da Universidade fará com a sistematização e divulgação de informações e iniciativas de enfrentamento via contato direto com Defesa Civil, Prefeituras, Secretarias de Saúde e instituições privadas.