VI Fórum PPI 2023

Tema: “A inovação pedagógica na UFCSPA e o desenvolvimento de competências socioemocionais e atitudinais”.

No dia 10 de maio ocorreu o VI Fórum PPI (Projeto Pedagógico Institucional) na UFCSPA. O Fórum PPI ocorre todos os anos, desde 2017 e tem com objetivo envolver a comunidade para tornar o PPI uma realidade cotidiana, projetando a nossa visão para o futuro.

Neste ano, a edição abordou como tema geral “A inovação pedagógica na UFCSPA e o desenvolvimento de competências socioemocionais e atitudinais”. Pensar a inovação no campo do ensino, trazendo como principal motivação as constantes mudanças globais, é construir um olhar para o amanhã. Inovação pedagógica não significa apenas inovação tecnológica, mas também o pensar e interagir diferente, de forma respeitosa e humanizada.

O espaço foi aberto a toda comunidade interna e ocorreu nos três turnos. Houve necessidade de inscrição prévia e o registro de presença foi realizado no local dos diálogos (salas temáticas), em cada turno. Cabe lembrar que esta atividade consta no calendário acadêmico como dia letivo e foi direcionada a toda comunidade UFCSPA.

 Leia o documento síntese do Projeto Pedagógico Institucional (PPI)

Confira aqui a programação que foi realizada.

 

V Fórum PPI 2022

Tema: "Ações de inovação pedagógica e inserção da Extensão nas matrizes curriculares".

No dia 13 de outubro de 2022, ocorreu no Salão Nobre da UFCSPA/Prédio 01 o V Fórum Projeto Pedagógico Institucional (PPI) 

O fórum teve como objetivo dialogar sobre o Projeto Pedagógico Institucional com a comunidade acadêmica. A edição deste ano abordou os temas "Ações de inovação pedagógica e inserção da Extensão nas matrizes curriculares".

Durante a manhã, das 9h30min às 12h, ocorreu a Abertura do Evento com a presença da Reitora Lucia Campos Pellanda, a Pró-Reitora de Graduação Márcia Rosa da Costa e a Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis Mônica Maria Celestina de Oliveira.

Já durante a tarde (das 14h às 16h30min) e a noite (das 18h30min às 21h), ocorreram debates

 

 

IV Fórum PPI 2021

Tema: "Curricularização da Extensão" 

Serão realizadas atividades em três dias, cada dia sendo uma atividade diferente

O tema do Fórum foi "Curricularização da Extensão" No primeiro dia, a atividade foi transmitida pelo canal do Youtube da UFCSPA, e não foi necessária inscrição prévia

O segundo e o terceiro dia tiveram questões diferentes a serem debatidas em salas virtuais, ou seja, não foram atividades que se repetiram

As inscrições foram realizadas via formulário/Redcap e foram organizadas de acordo com os dias/turnos apontados. A comissão organizadora encaminhou os links de acesso às salas virtuais para o e-mail indicado no formulário de inscrição.
 
Foi importante a participação dos discentes nos três dias do IV Fórum PPI, sendo que nos dias 17 e 18 a participação deveria ter sido em pelo menos um dos turnos.
Contou-se com a presença/participação de todos neste evento tão importante para a integração e escuta da comunidade.
 
 

Fórum PPI 2020

(Cancelado devido a pandemia Covid-19)

 

III Fórum PPI 2019

Tema: "Avaliação"

O III Fórum PPI teve como objetivo discutir com a comunidade universitária o currículo como parte integrante dos projetos pedagógicos dos cursos, permitindo que definições fossem advindas das escolhas dos diferentes segmentos.

Nesta 3ª edição, o Fórum enfocou o tema "Avaliação", buscando relacionar o que estava contido no PPI e a prática cotidiana. Dessa forma, e considerando que todos os processos que ocorrem no ambiente universitário têm potencial formativo, iniciou-se o debate com a Palestra sobre "Avaliação do Processo de ensino-aprendizagem", que aconteceu no dia 14/05/2019, das 9h às 12h, no Salão Nobre da UFCSPA.

 

II Fórum PPI 2018

Tema: "Princípios pedagógicos presentes no PPI"

O objetivo do segundo fórum PPI foi de propiciar um espaço de conversa sobre questões importantes relacionadas à concretização e vivência dos princípios pedagógicos do Projeto Pedagógico Institucional.

 

 

I Fórum PPI 2017

Tema: "Elaboração da nova versão versão do Projeto pedagógico Instituicional"

Em 2017, aconteceu o primeiro fórum PPI na UFCSPA, com o objetivo de elaborar nosso novo projeto Pedagógico institucional. A comunidade universitária participou em peso.

O documento resultante, nosso PPI, ressaltou a importância de transformar o ensino na UFCSPA:

“... [o PPI] visa a ser autêntico e inovador, possibilitando rupturas com práticas pedagógicas que não respondem às necessidades contemporâneas da formação profissional em saúde. Desse modo, o que guiou sua construção foi a integração dos âmbitos do ensino e do trabalho. Estabeleceram-se, como referências, a missão da instituição e os pressupostos de uma proposta de ensino atualizada que atendesse, além das Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes, as novas demandas sociais ocorridas nas últimas décadas. Entre elas, destacam-se a evolução científico-tecnológica, as transformações das relações de trabalho, o processo de organização e responsabilidade social, assim como a reorganização das políticas sociais e inclusivas e do setor de saúde.”

De acordo com o PPI, a UFCSPA tem como objetivos fundamentais articular o ensino, a pesquisa e a extensão na formação profissional de graduação e de pós graduação, bem como fomentar a pesquisa para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação.

Entre os objetivos institucionais específicos citados no PPI, destacam-se:

  • formar profissionais competentes que participem no desenvolvimento da sociedade e que se insiram no mercado de trabalho;
  • promover a formação permanente de profissionais que atuam no campo da saúde;
  • produzir conhecimento na área das Ciências da Saúde;
  • estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
  • incentivar o trabalho de pesquisa, visando ao desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da inovação, da criação e da difusão da cultura;
  • promover a divulgação de conhecimentos científicos, técnicos e culturais que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber por meio do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
  • incentivar e consolidar o compromisso com a responsabilidade social no ensino, na pesquisa e na extensão;
  • promover a extensão, visando a produção de conhecimentos e a transformação social, difundindo as conquistas e os benefícios resultantes da pesquisa científica e tecnológica e da criação cultural geradas na instituição;
  • promover uma cultura de internacionalização na comunidade da UFCSPA, com vistas à valorização da diversidade e da participação institucional no cenário mundial.

Entre os Princípios gerais que orientam as práticas acadêmicas, destaca-se o constante aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.

 

Entre os princípios pedagógicos, a UFCSPA propõe a pedagogia relacional, cujo principal fundamento teórico é o de que o conhecimento é uma construção. O ensino é compreendido, portanto, como o processo de facilitação de aprendizagens crítico-reflexivas, e o aluno ou a aluna como corresponsável pelo desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Docente é responsável pela organização desse processo, sendo mediador ou mediadora e facilitador ou facilitadora da construção dos conhecimentos ao realizar as intervenções pedagógicas necessárias.