O laboratório de Pesquisa em Patologia desenvolve técnicas histopatológicas cujo material biológico é proveniente de modelos de experimentação animal ou seres humanos. Atende o Departamento de Pesquisa e Pós-graduação. Para o desenvolvimento das técnicas, os insumos devem ser trazidos pelo usuário, sendo disponibilizados os equipamentos listados abaixo.

EQUIPAMENTOS/BANCADAS

  • Dois Criostatos da marca Leica, modelos:
        - CM3050 S, temperatura mínima de operação de -50ºC e secções de 1 a 300µm
        - CM1900 temperatura mínima de operação de -35ºC e secções de 2 a 60µm.        
  • Micrótomo Rotativo Leica modelos: Biocut e RM2255, ambos com espessura mínima de 3um. 
  • Microscópio direto para fluorescência e campo claro com eixo z motorizado marca Leica modelo DM6000 B com câmera acoplada modelo DFC7000 T, com filtros de excitação para fluoróforos 325 a 375, 460 a 500 e 515 a 561nm.  
  • Balanças analítica, modelos:
        - BL320 com capacidade máxima de  320g e mínima de 20mg, com grau de precisão de 0,001g
        - AY220 com capacidade máxima de  220g e mínima de 10mg, com grau de precisão de 0,0001g.
  • pHmetro de bancada Ohaus modelo starter 3100.
  • Agitador magnético com aquecimento Warmnest modelo 78HW-1 temperatura máxima de 100ºC.
  • Microondas panasonic.
  • Banho maria Solab SL 150/10.
  • Minicentrífuga (minispin) Kasvi K14-0602 para tubos de 0,6 a 2mL.
  • Agitador Kline Novatecnica NT-150.

Possui bancadas exclusivas para execução de macroscopia e inclusão em parafina, para colorações especiais, para imunohistoquímica e imunofluorescência, e para incubação de DAB.

EQUIPE TÉCNICA

Atualmente os responsáveis pelo laboratório são as Professoras Marilda da Cruz Fernandes e Adriana Vial Roehe, e o biólogo Giuliano Rizzotto Guimarães. Giuliano possui conhecimento técnico como: fixação, macroscopia, processamento e inclusão de amostras biológicas, seccionamento em criostato e micrótomo rotativo, colorações topográficas gerais (Hematoxilina - Eosina e suas variações), colorações especiais, imunohistoquímica método enzimático e imunofluorescência.

RESERVAS

Para utilização de equipamentos e estações de trabalho, o usuário deve agendar previamente no calendário de reserva disponível no site https://my.qreserve.com/. No site estão listados os equipamentos e estações de trabalho disponíveis para reserva.

Para ter acesso ao site, o usuário deve enviar um e-mail à coordenação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) com a solicitação de inclusão na plataforma e é então adicionado, devendo concluir o cadastro para possibilitar as reservas. Além disso, é importante que o usuário traga impresso o projeto de pesquisa, comprovante de aprovação em comitê de ética e formulário de registro do projeto devidamente preenchido, que o autoriza a realizar atividades de pesquisa.

É importante salientar a necessidade de reserva, para que não ocorra agendamento de dois ou mais usuários para o mesmo equipamento/estação de trabalho. Caso o usuário não possa mais utilizar no dia agendado, é essencial que cancele a reserva para disponibilizar a agenda para os demais usuários.

FUNCIONAMENTO

O laboratório de Pesquisa em Patologia está disponível de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em horário alternativo, é possível retirar a chave na Portaria do Prédio 3, mediante prévia autorização da coordenação do laboratório.

Para obter a autorização de retirada da chave na portaria do prédio 3 nos dias e horários alternativos, o usuário deverá informar com antecedência seu nome completo para a coordenação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), que providenciará a inclusão do mesmo na lista de autorização da prefeitura.

CONTATO E LOCALIZAÇÃO

  • E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Telefone: 51 33038802
  • Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Rua Sarmento Leite 245 – Centro, Porto Alegre RS. Sala 514 do Prédio 3.
  • PNIPE: https://pnipe.mctic.gov.br/laboratory/6702

DOCUMENTOS IMPORTANTES