O Biotério da UFCSPA é definido como um biotério integral, no qual são desempenhadas atividades de produção, manutenção e experimentação de modelos biológicos, incluindo murinos e peixes. Foi inaugurado em 2016 com o intuito de centralizar o uso de animais em um único local na Universidade, promovendo assim uma melhor qualidade sanitária, além de conforto e bem-estar aos animais aqui alojados. O Biotério conta com equipamentos de alta qualidade para alojamento dos animais mantidos na criação e na experimentação, para esterilização de materiais, aumentando a qualidade sanitária dos animais fornecidos pelo Biotério.

É um laboratório multiusuário e realiza pesquisas nas mais diversas áreas da saúde, como imunologia, toxicologia, oncologia, doenças metabólicas e endócrinas, entre outras diversas linhas de pesquisa, atendendo principalmente à pós-graduação.

ANIMAIS

O Biotério da UFCSPA tem um sistema central de climatização, que prevê renovações de ar e garantia da condição ambiental para as espécies que lá são mantidas, conforme previsto na RN57 do CONCEA. Possui 6  salas de alojamentos de animais:

  • uma sala de criação de ratos,
  • uma sala de experimentação de ratos, 
  • uma sala de produção e experimentação de camundongos,
  • um pós-operatório que atualmente é utilizado para alojamento de animais,
  • uma sala de quarentena onde os animais que saem do Biotério para realizar alguma parte do experimento ficam alojados e, 
  • uma sala de alojamento e experimentação de peixes. 

Além dessas, há duas salas de procedimentos para realização dos experimentos, uma direcionada para camundongos e outra para ratos. 

As espécies produzidas e  mantidas são:

  • Ratos Wistar (Rattus norvegicus) - heterogênicos
  • Camundongo C57/BL6 (Mus musculus)- isogênicos
  • Zebrafish (Danio rerio)

Atualmente, é produzida uma média de 200 ratos e 120 camundongos por mês para atender as demandas de pesquisa da UFCSPA. Por outro lado, os peixes alojados no Biotério são adquiridos/comprados pelos grupos de pesquisa que utilizam o modelo e os estudos realizados são relacionados à doença metabólica e toxicologia.

Os animais fornecidos pelo Biotério são para uso exclusivo em pesquisas. Os usuários se comprometem a prover condições adequadas de manutenção para os mesmos e realizar procedimentos experimentais de acordo com as normas de ética de experimentação animal, de modo a reduzir o sofrimento aos animais. As normas referidas acima são as indicadas pela SBCAL (Sociedade Brasileira da Ciência de Animais de Laboratório).

Tabela 1. Parâmetros biológicos e reprodutivos 

Fonte: Manual de Cuidados e Procedimentos com Animais de Laboratório do Biotério de Produção e Experimentação da FCF-IQ/USP, 2013.

Tabela 2. Consumo de ração e água

Tabela 3. Parâmetros Fisiológicos Rato

Fonte: Adaptado de Hrapkiewicz; Medina, 2007.

 EQUIPAMENTOS

Os nossos equipamentos são:

  • Unidades de ventilação SmartFlow - duas unidades.
  • Estação de troca de animais (CS5 EVOPLUS) - duas unidades.
  • Estação de troca de animais (Filterflux)- uma unidade.
  • Rack Tecniplast para Ratos, modelo 2GR35, com capacidade para 35 micro-isoladores - uma unidade.
  • Rack Tecniplast para camundongos, modelo AERO 120, com capacidade para 120 caixas.
  • Rack Multi-espécie 42 ALESCO BASIC , com capacidade para 42 caixas- uma unidade para.
  • Rack AL21 Alesco, com capacidade para 25 caixas - três unidades.
  • Autoclave a Vapor marca Baumer modelo Hi Vac II.

EQUIPE TÉCNICA

A responsável técnica pelo Biotério é a médica veterinária Dra. Joana Fisch e a responsável administrativa é Msc. Nicole Hiller Bondarczuk

O laboratório dispõe de auxílio técnico dos bolsistas Ana Paula da Silva Ferrero e Dra. Clarissa Boemler Hollenbach, tanto para treinamentos como na participação ativa nas rotinas. Atuando nas rotinas de trocas de caixas, lavagem e autoclavagem de material, sexagem, entre outras atividades, trabalham os terceirizados da empresa Ondrepsb Daniele Chagas Ramos e Diego Nunes.

RESERVAS

Para utilização de animais o pesquisador deve enviar ao Biotério, com no mínimo 90 dias de antecedência, a carta de aprovação emitida pelo Comitê de Ética em Uso de Animais (CEUA), o projeto de pesquisa, e a ficha de solicitação de animais assinada pelo pesquisador responsável. Após aprovação da documentação pelo Biotério é necessário participar de um treinamento com orientações de como utilizar o Biotério. O treinamento é realizado através da plataforma Google Meet toda primeira terça-feira útil de cada mês das 16h às 17h. Só podem realizar o treinamento pesquisadores inseridos em projetos de pesquisa ativos no Biotério.

Para utilização das salas de experimentação, o usuário deve agendar previamente no calendário de reserva disponível no site https://my.qreserve.com/. No site estão listados as salas disponíveis para reserva.

Para ter acesso ao site, o usuário deve enviar um e-mail à coordenação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) com a solicitação de inclusão na plataforma e é então adicionado, devendo concluir o cadastro para possibilitar as reservas. 

É importante salientar a necessidade de reserva com todas as informações solicitadas, para evitar que haja dois ou mais usuários para a mesma sala de experimento, e experimentos poderão ser prejudicados. Caso o usuário não possa mais utilizar no dia agendado, é essencial que cancele a reserva para disponibilizar a data para os demais usuários.

FUNCIONAMENTO

O Biotério funciona de segunda à sexta-feira das 8hs às 17hs, sem fechar ao meio-dia,  aos sábados das 8h às 12hs e nos feriados das 8hs às 17hs. Em horário alternativo, é possível retirar a chave na Portaria do Prédio 3, mediante prévia autorização da coordenação do laboratório.

Horários alternativos: segunda à sexta-feira antes das 8hs e após às 17hs; sábados após às 12hs e domingos.

Para obter a autorização de retirada da chave na portaria do prédio 3 nos horários alternativos, o usuário deverá realizar um curso fornecido pelo Biotério, após a realização do curso a coordenação providenciará a inclusão do mesmo na lista autorizada pela prefeitura.

CONTATO E LOCALIZAÇÃO

  • E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Telefone: 51 33038803
  • Rede social: https://www.instagram.com/bioterioufcspa 
  • Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Rua Sarmento Leite 245 – Centro, Porto Alegre RS. Sala 415 do Prédio 3.
  • PNIPE: https://pnipe.mctic.gov.br/laboratory/2648 

DOCUMENTOS IMPORTANTES