Atividades online iniciam no mês de agosto

O Grupo de Pesquisa Sistemas Inteligentes Aplicados à Saúde e o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde realizam a partir do mês de agosto série de palestras online abertas ao público geral. As atividades abordam temas como uso da inteligência artificial e soluções inovadoras para a área da saúde. A programação completa das palestras pode ser conferida abaixo:

  • Horário: 9h30 às 11h
  • Sala: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/silvio-cazella
  • Moderadores: pesquisadores do Grupo de Pesquisa.
  • Orientação: favor ingressar na sala 15 minutos antes do horário e colocar o microfone no modo mudo.
  • Não serão emitidos certificados.

 

19/08/2020

  • Título: Uso de Redes Neurais na Análise de Imagens de Fundo de Olho obtidas por Smartphone para a Avaliação de Retinopatia Diabética e Auxílio a Priorização de Atendimento Especializado
  • Palestrantes: Mestranda Marília Rosa Silveira (1), Profa. Dra. Juliana Herbert (2)
  • Resumo dos Currículos:
    (1) Bacharela em Informática Biomédica pela UFCSPA, mestranda em Ciência da Computação na PUCRS e desenvolvedora de software na empresa DBServer. Desenvolve pesquisas na área de informática em saúde voltada especialmente para Mineração de dados, Inteligência artificial, Visão Computacional e Telemedicina.
    (2) Juliana Herbert é Professora Adjunta e pesquisadora da UFCSPA. Atua no Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e de Gestão em Saúde (PPGTIGSaúde), como professora efetiva e membro da Comissão Coordenadora. Também é professora no curso de graduação em Informática Biomédica. É Coordenadora do Núcleo de Qualidade Interna da UFCSPA. Lidera o Núcleo de Pesquisa Espacial e em Ambientes Extremos, na UFCSPA.. Conduz projetos de pesquisa e de extensão nas áreas de Engenharia de Software Biomédico, de Inteligência Artificial e de Design de Interação em Saúde. É pesquisadora associada da área de Informática do Programa de Desarrollo de las Ciencias Básicas (PEDEClBA-Informática) da Universidad de la República em Montevidéu, Uruguai, atuando como orientadora de mestrado e de doutorado.

23/09/2020

  • Título: Um Framework para Triagem e Redução de Ruído Gerado por Artefatos Metálicos em Imagens de Tomografia Computadorizada como Apoio a Planejamentos Radioterápicos
  • Palestrante: Mestranda Laura Derengoski Morás (1) ; Profa. Dra. Thatiane Alva (2) e Prof. Dr. Sílvio César Cazella (3)
  • Resumo dos Currículos:
    (1) Bacharela em Física Médica pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Mestranda do Programa de Pós-Graduação PPGTIGSaúde. Trabalha com pesquisa nas áreas de Física de Feixes Clínicos e de Sistemas Inteligentes e Aplicações em Imagens Médicas.
    (2)Professora Adjunta nível II, atua na área de Física das Radiações, tem interesse na área de processamento de imagens, atua como vice-coordenadora do programa de residência multiprofissional em Física Médica com ênfase em Radioterapia, professora do curso de Física Médica/UFCSPA.
    (3) Professor Associado Nível I da UFCSPA. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde, Coordenador do Grupo de Pesquisa CNPQ - Sistemas Inteligentes aplicados à Saúde.

21/10/2020

  • Título: Patient Experience and Artificial Intelligence in Medicine
  • Palestrante: Profa. Dra. Mellina Terres
  • Resumo do Currículo: Pós-Doutorado em Administração na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) (2016). Doutora em Administração na Escola de Administração da UFRGS (2011). Doutorado Sanduíche na Warrington College of Business Administration da University of Florida com ênfase em experimentos (2010). Possui mestrado (2009) e graduação (2007) em Administração na Escola de Administração da UFRGS. Professora adjunta II da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde da UFCSPA.

28/10/2020

  • Título: Centro de Inovação de Inteligência Artificial em Saúde (CII-Saúde) com participação do Rio Grande do Sul
  • Palestrante: Prof. Dr. Sílvio César Cazella
  • Resumo do Currículo: Professor Associado Nível I da UFCSPA. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde, Coordenador do Grupo de Pesquisa CNPQ - Sistemas Inteligentes aplicados à Saúde.

18/11/2020

  • Título: Estratégias de Design para o Bem Estar de Crianças em Tratamento Oncológico
  • Palestrantes: Profa. Dra. Cláudia Libânio(1); Mestrandas Mariana Rached (2) e Nathália Cairuga (3)
  • Resumo dos Currículos:
    (1) Professora adjunta na UFCSPA, atuando nas disciplinas ligadas à gestão e inovação em saúde. Realizou pesquisas de Pós-doutorado no PPGDesign da Unisinos (ao longo de 2017) e no PPGEP/UFRGS (2015-2016). Possui doutorado (2014) e mestrado (2011) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em Design pelo UniRitter (2009), graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo UniRitter (2007) e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente, é vice-coordenadora do PPG em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde da UFCSPA. Também é membro do Design Research Society (DRS) e integrante do board do Special Interest Group em Global Health (2019-atual). Seus temas de interesse de pesquisa perpassam as relações entre as áreas de Design, Inovação e Gestão em Saúde.
    (2) Possui graduação em Hotelaria pelo Centro Universitário Senac/SP (2009-2013). Tem experiência na área da Administração Hoteleira e atualmente é mestranda do PPGTIGSaúde.
    (3)Possui graduação em Engenharia de Produção pela PUCRS (2016) e especialização em Gestão de Projetos pela UFRGS. Tem experiência em áreas de processos de manufatura, planejamento e controle de produção e gerenciamento de projetos. Atualmente, trabalha na gestão de projetos do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e é mestranda do PPGTIGSaúde.

16/12/2020

  • Título: Aplicação de algoritmo de Inteligência Artificial para o auxílio no diagnóstico de pacientes com COVID-19.
  • Palestrante: Prof. Dr. Mirko Alva
  • Resumo do Currículo: Docente da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, com experiência na área de Física das Radiações, com ênfase em Radioterapia, Dosimetria, Processamento de Imagens, Simulação por Monte Carlo e com interesse em Inteligência Artificial. Coordenador do Programa de Residência Uniprofissional em Física Médica com ênfase em Radioterapia.