Carta aberta da Reitoria à comunidade universitária

Somos a única Universidade Federal especializada em saúde no país e, como tal, direcionamos nossos recursos de forma intensiva para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (Covid-19).

Uma grande proporção da nossa comunidade universitária está envolvida no enfrentamento da pandemia, tanto na assistência em saúde nos locais de prática como em ações essenciais na própria universidade. A produção de álcool gel está sendo uma contribuição fundamental para os serviços de saúde neste momento, e vem ocorrendo de forma incessante.

A UFCSPA também está trabalhando em parceria com o Laboratório de Biologia Molecular da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA) no diagnóstico de Covid-19 e iniciando a produção de equipamentos de proteção individual e outros, além de se envolver em esforços de pesquisa que possam contribuir com a busca de formas de prevenção, controle e tratamento.

A universidade criou um comitê de assessoramento técnico, o COE-UFCSPA, e também participa do Comitê Científico de enfrentamento à Pandemia Covid-19, formado por pesquisadores das universidades gaúchas e autoridades científicas por solicitação do governo do Estado.

A UFCSPA criou também um programa de voluntariado, que recebeu um grande número de inscrições e está direcionando discentes e servidores para ações como:

• Produção de álcool gel
  • Vacinação nas unidades de saúde
  • Orientações telefônicas (Telessaúde)
  • Assistência em saúde
  • Produção de material informativo através de textos, cards e vídeos para redes sociais com informações para a prevenção do contágio pelo Covid-19
  • Ações de promoção do bem estar e saúde
  • Fabricação digital para reposição de peças e componentes utilizados em hospitais para combate ao Covid-19
  • Ações educativas
  • Atendimento psicológico
  • Outras ações coordenadas junto às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e Ministério da Saúde

Também foi criado um programa de atendimento psicológico online para alunos em conjunto com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico e a Coordenação de Assuntos Estudantis, além de um programa de atendimento para servidores e profissionais de saúde através da Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas.

Desta forma, estabelece-se uma condição de excepcionalidade e direcionamento de recursos que impede a normalidade do calendário acadêmico. Após consulta aos departamentos, cursos e representantes discentes, optou-se por suspender as aulas presenciais e na modalidade à distância. A grande proporção de atividades práticas em todos os cursos da UFCSPA e a excelência de seu ensino impedem a transição  para o ensino à distância nessas condições. Da mesma forma, discentes que não possuem os equipamentos ou acesso à internet, e que normalmente realizam suas tarefas EAD nas dependências da universidade, não podem ser prejudicados. Assim, fica facultada a organização de tarefas que possam ser realizadas neste período, principalmente para os discentes das séries iniciais não envolvidos com a assistência ou voluntariado, desde que possam ser recuperadas pelos demais na volta às aulas.

Todos os esforços serão realizados, após a cessação do período de emergência, para a adequação do calendário e o mínimo prejuízo ao aprendizado e prazos de conclusão dos cursos.

Foi criada a Central de Informações no site institucional para manter comunidade acadêmica permanentemente informada, e solicita-se a todos que consultem a página com frequência, já que a situação é dinâmica e novas orientações podem vir a ser editadas a qualquer momento.

A UFCSPA permanece atenta à sua responsabilidade com a saúde da população, e recomenda que todas as medidas apontadas pela Organização Mundial de Saúde sejam adotadas com seriedade. As medidas de distanciamento físico, neste momento, são essenciais para que possamos retornar com segurança quando possível.

A íntegra da portaria que suspende o calendário acadêmico pode ser conferida aqui.