Informe da Reitoria
Face a inúmeros questionamentos da nossa comunidade universitária, a UFCSPA vem esclarecer os fatos de que teve conhecimento referentes ao convênio entre a Santa Casa e a PUCRS:

A UFCSPA e a Santa Casa têm um longo histórico de parceria e colaboração. Assim como a presença da UFCSPA é fundamental para a assistência na Santa Casa, a parceria com a Santa Casa permite à UFCSPA qualificar seu ensino em um campo de prática que oferece inúmeras possibilidades de aprendizado.

A UFCSPA e a Santa Casa são duas instituições independentes que podem firmar convênios com outras instituições. No entanto, dada a nossa parceria e sinergia, ambas procuram envolver a parceira em prospecções e discussões sobre esses acordos e convênios. Assim, a UFCSPA procura fazer convênios para suprir áreas que a Santa Casa não tem e a Santa Casa, por outro lado, procura fazer acordos em áreas que não afetam os alunos da UFCSPA. Mais do que isso, as instituições buscam acordos que sejam vantajosos para ambas, dentro do espírito que move a nossa missão em comum.

Assim como a UFCSPA tem convênio com ICFUC, SMS e GHC, entre outros; a Santa Casa tem convênios com Unisinos, Feevale e LaSalle, entre outras instituições.

Há uma semana, a direção da Santa Casa comunicou a UFCSPA de que havia sido procurada pela PUCRS para estabelecimento de um convênio destinado a áreas específicas da residência de Pediatria. A UFCSPA foi convidada a participar das discussões e recebeu a garantia de que não haveria nenhum prejuízo para o ensino dos alunos da UFCSPA.

O acordo que foi assinado no dia 13/05/2020 entre a Santa Casa e a PUCRS é um protocolo de intenções genérico, que estabelece que as duas instituições têm interesse no intercâmbio de projetos de ensino, pesquisa, gestão e inovação. A partir desse protocolo genérico, serão elaborados planos de trabalho, e a UFCSPA também poderá celebrar termos de cooperação com a PUCRS em áreas específicas.

Inicialmente, as áreas discutidas foram o intensivismo pediátrico e neonatal. A UFCSPA, representada pela reitoria, pelo departamento de Pediatria, COREME e supervisão da residência de pediatria, viu essa discussão como uma oportunidade de colaborar com a crise ocorrida na pediatria gaúcha com o fechamento da área no HSL, nessas áreas específicas, já que as demais áreas foram alocadas em outros serviços da cidade. Ao mesmo tempo, a Santa Casa solicitou à PUCRS que nossos residentes pudessem realizar estágios em áreas bem consolidadas nos campos de prática da PUC.

O projeto do novo centro de Medicina Fetal da Santa Casa foi uma adição às tratativas iniciais. Trata-se de um projeto da Santa Casa que ainda está em fase de elaboração, e que contará com parceria de docentes da UFCSPA e PUCRS, entre outros. Também foram discutidas as possibilidades de ampliar colaborações em projetos de pesquisa e inovação.

De acordo com o nosso conhecimento, no presente momento, não há planejamento de envolver alunos de graduação ou internato, pois sabemos que nessas áreas já há uma carência de campos de prática na Santa Casa. Caso venha a ser firmado um termo adicional para estágios opcionais ou específicos, este será com base em reciprocidade, ou seja, a PUCRS também se comprometerá a receber alunos do mesmo nível de ensino. Desta forma, o encaminhamento da reunião foi o de estabelecer um grupo de trabalho para estudar essas possibilidades. Após discussão com a comunidade universitária, a UFCSPA poderá vir a firmar termo de cooperação para ações específicas que venham a ser de interesse a todas as instituições, incluindo possibilidades de estágios de discentes da UFCSPA em locais de prática da PUC.

No entanto, ressaltamos que qualquer anuência formal da universidade depende da avaliação por diversas instâncias, incluindo o seu Conselho Universitário e a Procuradoria Federal junto à UFCSPA e que, como sempre é feito na UFCSPA, decisões como essas são precedidas por discussão com a nossa comunidade. Pela Santa Casa e PUCRS houve concordância com a manifestação da UFCSPA, sendo saudada como importantemente positiva para integração de processos docentes assistenciais no âmbito da Santa Casa.

Lucia Campos Pellanda
Reitora da UFCSPA

Antonio Nocchi Kalil
Diretor diretor médico e de ensino e pesquisa da Santa Casa