Sistema funcionará exclusivamente através do serviço Gmail

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) informa que a partir do dia 17, quarta-feira, será adotado em definitivo o uso do serviço de e-mail institucional do Gmail (Google). O antigo sistema de e-mail foi migrado de forma integral para esta nova plataforma e será colocado fora de operação a partir da data. Além do acesso poder ser realizado diretamente no Gmail, a plataforma poderá ser acessada pelo link mail.ufcspa.edu.br.  O antigo endereço do webmail UFCSPA (webmail.ufcspa.edu.br) deixará de enviar e receber mensagens, a partir do dia 17, ficando, porém, acessível por 90 dias, para uma eventual consulta, cópia de contatos ou acesso a rascunhos.

A adesão da universidade ao programa Google for Education permite ao usuário UFCSPA uma série de benefícios além do e-mail, como Google Drive (espaço na nuvem para armazenamento), Meet (plataforma de videoconferência), Hangouts (bate-papo entre usuários @ufcspa), agenda, entre outros. O NTI recomenda o uso do novo serviço através do navegador, usando o endereço mail.ufcspa.edu.br, mas os usuários que desejarem seguir utilizando Outlook ou Thunderbird deverão seguir as instruções dos tutoriais indicados abaixo. Informações sobre redirecionamento também podem ser consultadas em link disponibilizado a seguir.

Até o dia 17 de junho, a recomendação é seguir utilizando o endereço antigo, pois o NTI segue fazendo carga de mensagens e testes no novo serviço para seu melhor uso a partir da próxima semana.

Softwares de acesso a e-mail 

Softwares de acesso a e-mail nativos de dispositivos móveis 

Redirecionamento

Os redirecionamento feitos pelo próprio usuário na aplicação Gmail, seguem seu funcionamento normal. Aqueles configurados pela equipe de suporte UFCSPA deverão ser refeitos, seguindo as configurações do serviço que receberá as mensagens, conforme exemplo e tutoriais a seguir:

https://tamojunto.ufcspa.edu.br/site/images/manuais/Redirecionamento_conta_GSuite.pdf