Manifestações em canais não-oficiais da instituição

A universidade está trabalhando ativamente para definir o futuro das atividades acadêmicas de forma democrática, ouvindo todos os pontos de vista, conforme pode ser observado nas reuniões dos Conselhos Superiores e na proposta de discussão em várias instâncias.

Diversas discussões estão ocorrendo em redes sociais que não fazem parte das páginas oficiais da UFCSPA, tampouco associadas à universidade ou a qualquer de seus setores ou projetos. A gestão das páginas e o conteúdo publicado são independentes e de responsabilidade de seus moderadores. A maioria das plataformas de redes sociais permitem que denúncias e excessos sejam informados para melhorar as relações entre seus usuários.

Contudo, temos recebido comunicações, através da ouvidoria, sobre essas discussões. Mesmo que a UFCSPA não tenha nenhuma ingerência sobre essas páginas, é nosso papel promover o respeito  à diversidade e ao pluralismo, um dos princípios definidos com a participação de toda comunidade no Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2029.

Pedimos a colaboração de todos para evitar que conflitos aconteçam nesse momento delicado e triste que passamos. Podemos todos juntos aplicar esse respeito às diferenças e discussões mesmo fora de ambientes gerenciados pela universidade, porque no fim, todos queremos o melhor para a UFCSPA.

Em relação aos assuntos acadêmicos pertinentes ao âmbito da UFCSPA, pedimos que as dúvidas e questionamentos sejam realizados através dos canais oficiais, pois a universidade não pode se manifestar através de páginas não oficiais. Estão ocorrendo momentos de discussão em todos os cursos, departamentos e em diversas outras instâncias. Cada conselheiro do CONSUN e CONSEPE também costuma discutir com seus pares para levar às reuniões as posições consolidadas de quem são representantes. Por isso, procure seu representante, participe das atividades de discussão de dúvidas, e contribua para a discussão nos fóruns oficiais.