O episódio 30 do PodChem da UFCSPA já está disponível. O tema da entrevista foi o impacto das redes na saúde mental de jovens e crianças.

Confira mais sobre o episódio:

As mídias digitais e redes sociais já são uma realidade em nossa sociedade... Porém, são muitos os alertas sobre a exposição precoce aos conteúdos impróprios, a facilidade das interações com pessoas mal intencionadas e atividades criminosas, a violência presente em certos jogos, as comparações e comportamentos tóxicos estimulados pelas redes socias e seus influenciadores, e por aí vai.

Além disso, as redes não têm quase nenhuma regulação, no Brasil, exceto às estabelecidas pelas próprias empresas. Essas regras de uso não são claras e, por vezes, deixam passar publicações e interações que não são adequadas (para dizer o mínimo) em nome da suposta liberdade de expressão. São conteúdos que geram engajamento e  lucro para as empresas, mas não necessariamente nos ajudam em nossa saúde mental (pra dizer o mínimo).

Para essa conversa, convidamos a professora e pesquisadora, Janaína Thais Barbosa Pacheco, professora do Departamento de Psicologia da UFCSPA. No episódio trazemos as principais evidências científicas sobre o assunto, além de compartilharmos algumas opiniões, sugestões e experiências.

A abordagem, como sempre, é simples e vai interessar a todas as pessoas que usam redes e meios digitais e, principalmente, àquelas que desejam ter uma relação saudável com eles. Também vai interessar pessoas que são responsáveis por jovens e crianças, trabalhadores e trabalhadoras da educação e profissionais da saúde.

O PodChem - UFCSPA é um podcast sobre ciência gratuito que traz temas de interesse de toda a sociedade, de forma simples e acessível, e que valoriza a diversidade e os conhecimentos ancestrais.

Para ouvir, selecione a sua plataforma aqui: https://linktr.ee/podchem

Estamos no Google Podcasts, Spotify, Castbox, Deezer e Apple Podcasts.

Redes sociais: @podchem_ufcspa (Instagram) e PodChem Ufcspa (Facebook).