Professora e estudantes da UFCSPA foram recebidos no gabinete do deputado estadual Gustavo Victorino

Integrantes do projeto de extensão “Tipagem sanguínea e incentivo à doação de sangue” foram recebidos nesta terça-feira, 25 de novembro, no gabinete do deputado estadual Gustavo Victorino, na Assembleia Legislativa. A data marca o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em todo o país com ações voltadas à sensibilização da população sobre a importância da doação voluntária.

Durante a visita, a professora Ana Cristina Borba da Cunha e os estudantes de mestrado, João Dobrilowich, e de graduação, Camila Souza, realizaram a tipagem sanguínea de servidores e visitantes do Legislativo gaúcho. O deputado ressaltou o caráter educativo da iniciativa ao comentar que muitas pessoas atendidas desconheciam seu próprio tipo sanguíneo. “Pessoas que não sabiam que o seu sangue era A, B, AB ou O receberam explicações sobre compatibilidade e doação, e saíram usando um bóton com o grupo sanguíneo identificado”, descreveu.

O projeto de extensão tem como objetivo promover educação em saúde e fortalecer ações que estimulem a doação voluntária, em consonância com orientações do Ministério da Saúde sobre a manutenção dos estoques de sangue no país. A proposta utiliza a tipagem sanguínea como porta de entrada para conversar com a comunidade sobre a importância da doação, por meio de diálogos, panfletos informativos e jogos, em linguagem simples e acessível.

A iniciativa conta com a participação de estudantes dos cursos de Biomedicina, Química Medicinal e Tecnologia em Alimentos, além de discentes dos programas de pós-graduação em Tecnologia da Informação e Gestão em Saúde e em Biociências. Também participam do projeto as professoras Cristine Goebel e Cecília Flores.