A exposição Condição estudantil trabalhadora: desafios e motivações será inaugurada no dia 3 de setembro, às 19h, no Espaço de Artes da UFCSPA. A mostra é de autoria de Katiuci Pavei, docente do Colégio de Aplicação (UFRGS), na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto foi selecionado pelo Edital PROEXT 42/2023 para apresentação no Espaço, no ano de 2024. A curadoria é de Célia Regina Maschmann dos Santos, artista visual e arte educadora.

Katiuci busca na exposição dar visibilidade a pessoas que tiveram suas trajetórias escolares interrompidas na infância e na adolescência, e que retornam aos estudos, motivados pelo aprendizado, mas também pela reconquista da cidadania. Na exposição são apresentadas fotografias, objetos e textos, com a intenção de demonstrar como estudantes, com os quais ela trabalha, vivenciam e lembram: o regresso ao cotidiano escolar, as diferentes motivações e compreensões do que é ser novamente estudante, bem como os enfrentamentos dessa jornada, para estarem estudando e trabalhando.

Conheça a expositora:

Katiuci é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (UFRGS) e pesquisadora associada ao Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL), mestra em Educação, licenciada e bacharela em Ciências Sociais, pela mesma instituição. Exposições e participações: O que me arrancou da escola - Pinacoteca da AJURIS (2023), Instalação e apresentação no Congresso da Associação Latino-Americana de Antropologia (Rosário/Argentina - 2024), “Sobre estar sendo estudante”, Galeria Olho Nu, IFCH, Campus do Vale (UFRGS) (). 

Serviço

Exposição: Condição estudantil trabalhadora: desafios e motivações

Abertura: 3 de setembro de 2024

Artista: Katiuci Pavei

Local: Espaço de Artes da UFCSPA, Av. Sarmento Leite, 245.

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h e aos sábados das 9h às 12h, até 28 de setembro de 2024.

Entrada gratuita.