Os 16 cursos de graduação, além dos programas de pós-graduação e entidades estudantis estão envolvidos direta ou indiretamente ao atendimento da população. Comunidade acadêmica também segue monitorada

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) está apoiando a sociedade gaúcha neste momento difícil de enchentes com ações voltadas para a saúde e o bem-estar da população. As duas principais ações que estão sendo realizadas são a estação de triagem das pessoas resgatadas da enchente na Av. Cairú em Porto Alegre, com pronto atendimento de médicos, enfermeiros e estudantes, e a gestão do abrigo da Sogipa, no qual ocorre o acolhimento de desabrigados, onde estão sendo realizados trabalhos de medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia, fonoaudiologia, gestão em saúde e psicologia. Além disso, a universidade também realiza diversas ações de solidariedade e serviço à população.

No próprio abrigo, considerado modelo pelo secretário municipal de saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, há um espaço lúdico, em que professores e alunos de diversos cursos atuam para promover atividades mais leves aos abrigados. 

Logo que começaram os primeiros impactos das cheias no Estado, a UFCSPA iniciou suas ações, realizando um cadastramento de banco de voluntários, entre professores, estudantes e técnico-administrativos da instituição. Este cadastro deu origem, logo que a enchente atingiu a região metropolitana, à organização do abrigo montado na Sogipa, onde voluntários da UFCSPA realizam as atividades desde o acolhimento até o atendimento em saúde. 

Desde o dia 30 de abril, a ASCOM - Assessoria de Comunicação da UFCSPA e estudantes voluntários de todos os cursos de graduação e pós-graduação atuam na produção de conteúdo nos canais oficiais, em especial pelo Instagram https://www.instagram.com/ufcspaoficial/ e pelo seu perfil no X https://twitter.com/UFCSPA (antigo Twitter). O material conta com informações úteis e confiáveis, checagem de fatos, informes institucionais à comunidade e à população e no site ufcspa.edu.br/enchentes

A ASCOM desenvolve, ainda, uma iniciativa de comunicação integrada e em rede com os setores de comunicação de outras IFES do Brasil (ver em: https://www.ufscar.br/noticia?codigo=16041&id=podcast-mobiliza-cientistas-para-analisar-desastre-climatico-no-sul).

Outra ação significativa foi liderada pelo curso de Gastronomia em parceria com o podcast PretoPod e o Coletivo Negro da UFCSPA. Nesta atividade, os estudantes e professores coletam donativos e promovem a confecção de marmitas para entrega nos abrigos. Também foram preparados kits de higiene para distribuição. 

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde (PPG-TigSaúde) desenvolveu um formulário que conecta pessoas que precisam de medicamentos para crianças de até 12 anos a doadores dos remédios. A iniciativa objetiva melhorar o fluxo na entrega dos remédios, principalmente os de uso contínuo.

Mais uma ação ligada a medicamentos foi desenvolvida pelo curso de Farmácia, que está realizando um cadastramento de voluntários para atuar na separação e distribuição de remédios doados.

Além disso, a UFCSPA é um ponto de recebimento de doações. A universidade acolhe em seu prédio localizado na rua Sarmento Leite, 245, em Porto Alegre, doações de roupas masculinas, roupas plus size e cobertores. Também recebe doações de insumos para uso hospitalar, como macas, cadeiras e mesas de plástico, toldo para hospital de campanha, material de sutura (gases, ataduras, luvas, esparadrapo etc.). A instituição também possui um PIX para a realização de doações.

Sobre a comunidade interna, a UFCSPA está procurando mapear os afetados e realizar o apoio necessário. A instituição, que conta com uma comunidade de cerca de 7 mil pessoas, entre estudantes, professores e técnico-administrativos, está oferecendo assistência física e psicológica para os afetados. 

Em https://ufcspa.edu.br/enchentes, os membros da comunidade interna podem informar se estão passando necessidades e pedir abrigo caso estejam desabrigados. As aulas e atividades não essenciais foram suspensas até 18 de maio. Um mapeamento das necessidades de todos os setores administrativos, incluindo os terceirizados, cursos de graduação e pós-graduação da comunidade da UFCSPA está sendo realizado pelas pró-reitorias, chefias e coordenações.

Como ajudar?

Confira abaixo o PIX para a doação à UFCSPA e ao projeto Marmita Solidária, além dos formulários para obtenção de medicamentos e cadastro de farmacêuticos.

PIX UFCSPA/FUNDMED: 94.391.901/0001-03 (Fundação Médica do Rio Grande do Sul)

PIX Cozinha Solidária: 02273681003 (Júlia Lourenço)

Cadastro de farmacêuticos voluntários: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfS7eZRi6VjN2F6lZPQb14733Bcs2dPMc4z2N0nY-xNPx_Bw/viewform

Doação de medicamentos para crianças até 12 anos: http://forms.gle/rWbcYdUREte6Kszv5