A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) vem a público prestar solidariedade à toda a população do Rio Grande do Sul diante das perdas e dores vividas nesses dias de fortes chuvas no estado.
Além de todos os recursos materiais, conquistados a muito custo, especialmente pela população mais pobre, as mais de 20 vidas que se foram são perdas irreparáveis. Este, certamente, é um dos episódios mais tristes da história gaúcha.
Até esta quinta-feira (2), 24 pessoas morreram e mais de 14 mil estão fora das suas casas, de acordo com dados da Defesa Civil, como consequências de enchentes, deslizamentos, alagamentos e outras situações críticas. Todo o Rio Grande do Sul está sob decreto de calamidade pública e órgãos do estado estão mobilizados para o resgate de pessoas isoladas, em risco e desaparecidas.
Na UFCSPA, dados de estudos, além de pesquisadores e estudantes nas áreas de atuação de nossos cursos, tratam das emergências climáticas e de situações extremas em saúde pública. A saúde humana, dos animais e do planeta estão interligadas, e as agressões ao meio ambiente têm consequências para a saúde das populações. Esses dados e pesquisadores podem subsidiar a tomada de decisões e informar a sociedade sobre medidas de prevenção e contenção de riscos e danos.
Diversos grupos de servidores e alunos também estão mobilizados para ajudar no atendimento à população e na arrecadação de doações às pessoas atingidas. Trata-se de um momento em que o cuidado, a solidariedade e a ação em forma de ajuda fazem toda a diferença.
Os alertas estão mantidos até o próximo sábado (4), quando há previsão de diminuição das chuvas. Até lá, a UFCSPA pede aos membros de sua comunidade que evitem, se possível, ficar em situações de risco. Em caso de alerta próximo, procure orientação, ajuda e abrigo.
Que o Rio Grande do Sul possa retomar a sua vida normal e que a população possa superar todos os danos desta tragédia.





