O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira os resultados do Índice Geral de Cursos ofertados no Brasil

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) manteve a nota cinco na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC). Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (2).

O ICG considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação ofertados no país, e nota cinco representa a nota máxima na avaliação. 

Para a reitora da UFCSPA, Lucia Pellanda, a manutenção do conceito máximo da Universidade representa um esforço coletivo de docentes, técnicos e estudantes.

“Este é um resultado que reflete o esforço de toda a comunidade universitária e demonstra a consolidação da visão da instituição em ser referência nacional no ensino da saúde. Mesmo em um período de muitas adversidades desde a última avaliação, as universidades federais obtiveram excelentes resultados, e a UFCSPA tem orgulho de fazer parte deste grupo”.

O desempenho das universidades federais representa a capacidade das instituições de continuarem produzindo conhecimento e formando pessoas, mesmo em cenários adversos. É o que destaca a presidente da Associação dos Dirigentes das Universidades de Ensino Superior (ANDIFES) e reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abraão. "As nossas instituições, mais uma vez, mesmo com todas as dificuldades orçamentárias e de pessoal, demonstram a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão que realizam com forte compromisso. Somente com o fortalecimento das instituições públicas de Ensino Superior é que nós teremos um país mais justo, mais solidário e mais desenvolvido", afirma.

Cursos avaliados

Neste ano, os cursos de Psicologia e Gastronomia também foram avaliados e ambos receberam o conceito quatro, figurando entre os melhores do país.

Em relação aos cursos, dos 740 cursos avaliados no país, o curso de Psicologia ficou em 33º lugar geral e em 2º entre os ofertados pelas 56 universidades federais. No estado, é o 1º colocado entre as cinco universidades federais avaliadas.

O curso de Tecnologia em Gastronomia, que este ano tornou-se Bacharelado, ficou em 21º lugar geral, dos 179 avaliados, e em 2º entre os cursos ofertados por 15 universidades federais.