Instituições dos dois países, entre elas a UFCSPA, compartilham experiências em políticas educacionais, inovação, contribuições ao desenvolvimento em suas áreas de destaque

De 25 a 29 de março, acontece nas cidades de Turki e Helsinki, na Finlândia o Rectors' Forum: Brazil–Finland. O evento, que envolve o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), a Embaixada do Brasil na Finlândia e a Turku University of Applied Sciences (Turku UAS), entre outras instituições e entidades, visa aproximar os dois países por meio da troca de experiências em Ensino Superior. 

Como integrante do GCUB, a UFCSPA participa do evento com a presença da reitora, Lucia Pellanda, que falou, na última segunda-feira (25), sobre a promoção de excelência pedagógica e do trabalho da instituição durante a pandemia da COVID-19. “Tudo que fizemos no auge da pandemia, com o envolvimento e o comprometimento de alunos, professores, técnicos e parceiros, se tornou uma referência internacional. Foi um momento de muita adversidade para as universidades e a ciência no Brasil e, mesmo assim, conseguimos nos manter firmes no nosso compromisso acadêmico e social. Por isso que eu sempre digo que educação é investimento”, ressaltou a reitora.

Foram destaques a construção coletiva dos Projetos Pedagógicos Institucionais (PPIs), a formação docente durante a após a pandemia, a realização de webnars de formação e a execução de práticas de inovação pedagógica em Ciências da Saúde ofertado em conjunto com a Turku University of Applied Science.

Além da UFCSPA, estiveram presentes representantes do Ministério da educação (MEC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Embaixada Brasileira na Finlândia, além de reitores de outras universidades brasileiras, e de instituições finlandesas, como  a, Turku University of Applied Sciences, o Finnish Innovation Council, Åbo Akademi University, entre outros falaram das oportunidades para desenvolvimento de pesquisas em rede envolvendo Brasil e Finlândia.

Para o diretor de Cooperação Internacional da Capes, professor Rui Opperman, a missão do Brasil na Finlândia pode ser considerada um sucesso. Para o gestor, além das cooperações já firmadas, há outras várias possibilidades de cooperação em ensino, pesquisa e extensão.

A participação da UFCSPA no evento vem ao encontro das ações de internacionalização apontadas no Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2029 (PDI), que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão. Nos últimos seis anos, a instituição passou a ocupar posições de destaque em rankings internacionais, como reconhecimento de excelência. “A internacionalização da UFCSPA é um dos principais eixos de desenvolvimento institucional reconhecido pela comunidade acadêmica, por meio do nosso Conselho Universitário. São em momentos como este que conseguimos divulgar a nossa instituição para além das fronteiras brasileiras, oferecer nossa experiência e também receber oportunidades para nossa própria comunidade”, complementa Pellanda.