Núcleo Cultural

O Núcleo Cultural da UFCSPA, inaugura, no dia 7 de novembro, às 19h, a exposição "Ygapó - Floresta Encantada de Águas”, da artista visual Andréa Brächer, com curadoria de Letícia Lau. A exposição foi selecionada pelo Edital Proext 2023/2 para ocupação do Espaço de Artes da UFCSPA. A mostra estará aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e aos sábados das 9h às 12h, até 14 de dezembro de 2023, com entrada gratuita.

A exposição "Ygapó - Floresta Encantada de Águas" reúne vídeo e fotografias, com matriz em cianotipia, realizados pela artista Andréa Brächer, na região do baixo Amazonas, em Alter do Chão, no Pará. Foram captadas mais de mil imagens durante uma imersão fotográfica. Nesta região chama a atenção a presença de Igapós, parte da floresta amazônica que permanece alagada mesmo na estiagem dos rios. Na língua Tupi “Yapó” é fruto da união de duas palavras, sendo Y água e APÓ raiz. Ou seja, raízes d 'água. Assim surge a palavra Ygapó, criada pela artista para representar esta exposição.

A floresta e as fabulações são elementos referentes e muito presentes na poética da artista. Na exposição são apresentados fragmentos de uma floresta de águas como uma narrativa de um conto, que evoca a magia do lugar. O recorte desta produção nos aponta questões importantes e atuais sobre natureza, preservação e cultura, tendo a água como identidade do lugar e sua importância para os povos ribeirinhos.

Brächer apresenta uma produção que une o histórico e o contemporâneo, revisitando as práticas analógicas aliadas às digitais, dentro de uma linguagem da fotografia expandida. As fotografias são criadas a partir da técnica de cianotipia, processo fotográfico descoberto em 1842 por Sir John Herschel. Possui uma base sensibilizadora de sais de ferro (ferricianeto de potássio e citrato férrico amoniacal), que adquire uma coloração azul quando exposta ao sol. O azul, além de um indício da técnica, também faz referência à água nesta exposição.

Segundo a curadora Letícia Lau “Ygapó - Floresta Encantada de Águas é um convite para nos permitirmos adentrar ao mundo da imaginação e da fantasia e ao mesmo tempo permanecer na ideia da preservação da natureza, da floresta e das culturas locais. Um despertar para o conhecimento da história da fotografia, em seus processos históricos e antigos, transmutada em uma linguagem contemporânea e inundada pela onipresença da cor azul.”

Conheça a artista:

Andréa Brächer é artista, pesquisadora e docente (IA-UFRGS). É especializada na área dos processos fotográficos históricos e práticas híbridas digitais. Tem trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Indicada três vezes ao Prêmio Açorianos, foi premiada no Salão Latino-Americano de Artes Plásticas e Visuais do Museu de Arte de Santa Maria e selecionada para o 23° Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre. Expôs individualmente no Centro Cultural Ordovás, em Caxias do Sul, Centro Cultural Correios, em SP e no RJ, no Museu de Arte de Blumenau e no MARGS, além de exposições coletivas no Brasil e no exterior.

Serviço:

Exposição: Ygapó – Floresta Encantada de Águas de Andréa Brächer

Local: Espaço de Artes da UFCSPA.

Inauguração: 7/11/2023, 19h.

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e aos sábados das 9h às 12h, até 14 de dezembro de 2023.

Entrada gratuita.