Abertura oficial no Teatro Moacyr Scliar contou com apresentações artísticas e o anúncio da novidade: a mostra torna-se permanente a partir deste ano

O Museu de Anatomia da UFCSPA abriu oficialmente na noite desta quarta-feira, 13 de setembro, as portas para a comunidade conferir a 15ª edição da mostra. A cerimônia de abertura, realizada no Teatro Moacyr Scliar, contou com a presença de integrantes da comunidade universitária e escolas públicas de Porto Alegre. Na ocasião, foi anunciada ao público a novidade deste ano - a partir do encerramento da mostra em 23 de setembro, as instalações do museu tornam-se permanentes para visitação da comunidade interna e externa.

Representando a reitora Lucia Campos Pellanda, a vice-reitora Jenifer Saffi expressou a alegria e o orgulho da gestão em promover mais uma edição do evento, que, pela sua relevância, se tornou parte do calendário institucional. Ao chamar a atenção para o volume de visitantes externos que a mostra atrai para o campus - mais de 100 mil pessoas até hoje -, Jenifer celebrou: “Nossa UFCSPA completa 15 anos em 2023 e esta é a 15ª edição do Museu de Anatomia, ou seja, são histórias que se complementam”.

Além de colaboradores e alunos que contribuíram para o sucesso do museu em mais de uma década, a vice-reitora fez um agradecimento especial aos doadores de corpos e seus familiares. “O Museu de Anatomia também é um tributo àqueles que doaram seu corpo para o ensino e a saúde”, pontuou, acrescentando que o evento é “um exemplo de que, unida, a comunidade da UFCSPA é capaz de criar algo grandioso e permanente como será a partir deste ano”.

Antes da palestra do professor Athelson Bittencourt, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), sobre a interface entre arte e ciência no campo da anatomia, o público presente no Teatro Moacyr Scliar teve a oportunidade de conferir as apresentações musical da banda da AD27 e artística da Escola Flutua Dança Aérea, de Osório (RS).

Novos olhares sobre o corpo e a morte

Em sua palestra, Athelson trouxe ao público uma série de obras artísticas com diferentes representações do corpo humano e a morte, apontando em cada uma delas a interface entre o conhecimento científico e a estética ao longo dos séculos. Desde as pinturas rupestres da pré-história, passando pelas obras renascentistas de Leonardo Da Vinci até as atuais peças anatômicas plastinadas de Gunther von Hagens, o professor salientou em cada exemplo o cruzamento entre a anatomia e a arte.

O docente traçou paralelos entre o museu da UFCSPA e uma iniciativa semelhante da UFES, o Museu de Ciências da Vida, criado em 2008 com o objetivo de aproximar cidadãos das ciências contemporâneas por meio de experiências e descobertas. Ele mencionou a coordenadora do museu da UFCSPA:  “Algo deste porte não se constrói em uma semana, por isso parabenizo a professora Andréa Oxley e a comunidade daqui, pois são milhares de horas de trabalho para tornar esse sonho em realidade”.

No final da palestra, Athelson entregou à Andréa um presente do museu da UFES - peças plastinadas de cérebro e membros inferiores - para exibição na mostra de Porto Alegre.

Instalações permanentes

O evento foi encerrado com um ato simbólico de inauguração da 15ª edição do Museu de Anatomia. Ao cortar a fita, Andréa lembrou a principal motivação que a levou a mobilizar acadêmicos e servidores nesta iniciativa ao longo dos anos. “Quando alunos de escolas públicas conhecem o interior do nosso campus, se dão conta como a universidade pode ser transformadora e fazer a diferença na vida das pessoas. Esta é uma motivação para entrar na universidade pública”, celebrou.

Neste sentido, reforçou a coordenadora, a abertura do museu durante todo o ano abre mais oportunidades para estudantes e professores de escolas públicas conhecerem a UFCSPA e todas as suas potencialidades.

Serviço

A visitação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e, aos sábados, das 9h às 17h. O Museu de Anatomia da UFCSPA fica instalado no 3º andar do prédio 2 do campus da universidade (rua Sarmento Leite, 245). O ingresso é solidário, através da doação de 1kg de alimento não perecível. Escolas deverão agendar visitação através deste formulário. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou através da conta de Instagram do Museu: @museudeanatomia.ufcspa.