O filósofo e escritor tinha 64 anos

É com pesar que a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre informa o falecimento de Nuccio Ordine, renomado professor e acadêmico literário, escritor e filósofo, primeiro Doutor Honoris Causa da UFCSPA, agraciado com o título em 2017. Ordine, que tinha 64 anos, morreu no hospital de Cosenza, situada na região da Calábria, na Itália, onde estava internado na unidade de terapia intensiva devido a uma doença que progrediu muito rapidamente. 

Ordine é considerado "o ensaísta italiano mais conhecido do mundo" e foi um dos maiores estudiosos do seu conterrâneo filósofo Giordano Bruno e do movimento Renascentista. Conforme lembra o jornal “Corriere della Calabria”, o professor sempre foi reconhecido como defensor de uma educação longe da tendência ao pragmatismo, que pretende incutir nos alunos o prazer e a curiosidade pelo conhecimento. Para Ordine, uma base alargada de conhecimentos gerais é a melhor ferramenta para os jovens enfrentarem com sucesso as variáveis ​​do futuro mercado de trabalho. Numa das suas mais reconhecidas obras, “A utilidade do inútil", ele escreve: “se deixarmos morrer o gratuito, se renunciarmos à força geradora do inútil, se apenas ouvirmos esse canto mortal das sereias que nos leva a perseguir o lucro, só poderemos produzir uma comunidade doente e esquecida que, perdida, acabará por perder o sentido de si e da vida.”

O funeral de Nuccio Ordine será amanhã, no Clube Universitário da Universidade da Calábria, onde lecionava, a pedido da família.

Recentemente, o Doutor Honoris Causa pela UFCSPA gravou um depoimento à nossa Universidade em decorrência do aniversário de 15 anos. Assista baixo: