Encontro virtual acontecerá em 31 de agosto, às 19h, com a participação de docentes da USP, PUCRS e UFCSPA

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde inaugura em 31 de agosto, às 19h, o seu canal no YouTube. A transmissão de abertura abordará a temática "Chat GPT: reflexões do impacto na gestão e tecnologias em saúde" com a participação dos professores Fernando Osório (USP), Rafael Bordini (PUCRS) e Silvio Cazella (UFCSPA). Confira abaixo os currículos dos palestrantes:


Prof. Dr. Fernando Osório (USP)

Prof. Dr. Fernando Osório é Graduado e Mestre em Ciências da Computação pela UFRGS, com Doutorado na França (Grenoble, INPG/IMAG, 1998) – Tese na área de Sistemas Inteligentes Híbridos Neuro-Simbólicos, aplicado na medicina e em robótica. Atua como professor no ICMC da USP São Carlos desde 2008 (Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão). Coordena o LRM-ICMC/USP (Lab. de Robótica Móvel), e participa da equipe que desenvolveu o 1o. carro sem motorista da USP em 2010. (está na 4a. geração de veículos autônomos). É membro e pesquisador do Centro de Robótica CRob-USP/SC e do Centro de Inteligência Artificial - C4AI/USP (Center for A.I. da USP). Possui duas patentes registradas no INPI, sendo uma delas referente a um sistema inteligente para monitoramento eletrônico do uso de medicamentos. Trabalhou em parcerias com o Hospital HU de São Carlos e com a UNIFESP/Escola Paulista de Medicina.

Prof. Dr. Rafael H. Bordini (PUCRS)

Rafael H. Bordini é professor na PUCRS, cargo que exerce desde 2012. Recebeu o título de PhD em Ciência da Computação pela University College London em 1999. Foi pesquisador na Universidade de Liverpool e professor na Universidade de Durham e no Instituto de Informática da UFRGS. Atualmente dirige o Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial Aplicada à Saúde do Núcleo de Inteligência Artificial da Escola Politécnica. Seus interesses de pesquisa incluem sistemas multiagentes, sistemas de diálogo baseados em teoria da argumentação, aplicação de técnicas de aprendizado de máquina e técnicas de IA explicáveis para suporte à tomada de decisões, com foco em aplicações na área da saúde, para resgate em situações de desastres naturais, e no domínio jurídico. Publicou mais de 150 artigos científicos e possui mais de 9000 citações segundo o Google Scholar.

Prof. Dr. Sílvio César Cazella (UFCSPA)

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado doutorado "sandwich" na Universidade de Alberta, no Canadá. Mestre em Ciência da Computação pela mesma Universidade e Bacharel em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor Associado - Nível III da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Saúde (UFCSPA), do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Gestão em Saúde (UFCSPA), colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (UFCSPA) e do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (UFRGS ). No currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sistemas de Recomendação, Data Mining, , Machine Learning, Deep Learning, Inteligência Artificial, Sistemas Especialistas, Educação a Distância, Informática na Educação e  Educação Continuada. Professor Visitante na Université Toulouse - Jean Jaurès (2022). Atual Coordenador do Grupo de Pesquisa do CNPQ - Sistemas Inteligentes Aplicados à Saúde, membro do Centro de Inovação em Inteligência Artificial em Saúde (CIIA-Saúde) e do Centro de Inteligência Artificial Aplicada à Saúde (CIARS). Membro do Comitê FAPERGS - Área Interdisciplinar (2021-Atual).