Encontro com reitores aconteceu nesta quinta-feira, 19.

A vice-reitora Jenifer Saffi participou da reunião do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva com os reitores das universidades e institutos federais que ocorreu nesta quinta-feira, 19, em Brasília-DF. O encontro teve como objetivo a retomada do diálogo entre o Governo Federal e as universidades. Além de Jenifer, mais de 100 representantes de instituições de ensino superior estavam presentes na reunião.

O presidente Lula manifestou respeito à autonomia das universidades e institutos federais e informou pretende retomar os investimentos e melhorar a relação do governo com as universidades públicas. Ele também reiterou o compromisso com a nomeação dos primeiros colocados nas eleições para o cargo de reitor das universidades.

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que o MEC voltará a dialogar com todos os atores do setor e irá retomar a valorização e respeito pelo ensino superior no país. Entre os desafios, ele citou a ampliação da oferta de vagas, o combate à evasão escolar e a retomada de obras paradas.

Para a vice-reitora, Jenifer Saffi, o encontro foi "um marco para as universidades federais, um resgate dos valores civilizatórios. Nas palavras do presidente 'A ciência está de volta e será o pilar do desenvolvimento do nosso país. Será momento de expandir nossas universidades, aliando a vontade dos estudantes com as necessidades de crescimento e independência tecnológica que tanto precisamos pra passarmos a ser de fato um país desenvolvido".

Além dos reitores, participaram da reunião membros do Ministério da Educação e a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Com informações da Agência Brasil

Fotos: Luis Fortes/MEC