Artigo apresenta uso de Lean Inception no desenvolvimento do App da UFCSPA

Os integrantes do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UFCSPA Álvaro Maezes (bolsista de apoio técnico), Cristina Almeida e Roberto Rosa (técnico-administrativos) participaram do XIV Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES) com o artigo "Aplicando Lean Inception no MVP do App UFCSPA". O estudo foi premiado com o quarto lugar entre os melhores artigos do evento. 

A analista de tecnologia da informação Cristina Almeida representou o grupo durante a apresentação do trabalho no encontro do Colégio de Gestores de Tecnologia de Comunicação (CGTIC) das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Além dos atuais membros do NTI, participaram da redação do artigo também o ex-servidor da UFCSPA Deividi Moreira e a ex-bolsista de apoio técnico Rosana Waszak. 

O estudo relata o uso da metodologia Lean Inception no desenvolvimento do Minimum Viable Product (MVP) do projeto App UFCSPA. Conforme descrito no artigo, o Lean Inception é uma estratégia para definir o que é necessário estar no MVP e iniciar o projeto o mais rápido possível, assegurando um entendimento do produto por todos os desenvolvedores. O método permite definir as estratégias necessárias para que o produto, no caso o App UFCSPA, seja bem sucedido em seu funcionamento, ou seja atenda às expectativas de seus usuários.