O Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo da UFCSPA e o Parque Zenit da UFRGS promoveram no período de 28 de agosto a 5 de outubro de 2020 o SaBio Empreendedor, uma série de oficinas de empreendedorismo inovador direcionada para os campos da saúde e biotecnologia. O evento realizado de forma 100% online ainda contou com a participação do Centro de Biotecnolgoia CBiot e auxiliou integrantes da comunidade interna e externa na construção de planos de negócios inovadores com base em pesquisa científica.

A coordenadora do NITE-Saúde, Ana Beatriz Gorini da Veiga, contextualiza o surgimento do SaBio como uma forma de estimular o empreendedorismo junto aos acadêmicos. "Desde 2019, o NITE-Saúde vem trabalhando com o Parque Zenit em ações voltadas à inovação, transferência de tecnologia e empreendedorismo. O SaBio surgiu da ideia de criarmos um programa de incentivo do espírito emprendedor em saúde e biotecnologia".

O plano inicial de um evento presencial, detalha a coordenadora, foi adaptado devido à pandemia da Covid-19. "Expandimos o programa para cinco semanas em formato virtual e foi uma experiência incrível. O SaBio finalizou com diversas propostas de planos de negócios e todos, participantes e membros da organização e mentoria, adquirimos muito conhecimento", celebra.

*Com informações da UFRGS