As mídias sociais digitais são ferramentas fundamentais de comunicação da contemporaneidade. Capazes de alcançar diferentes públicos, as novas ferramentas de tecnologias de comunicação digitais permitem uma nova dimensão à circulação das informações e, no contexto das instituições públicas, auxiliam no cumprimento do princípio da publicidade das informações de interesse da sociedade.
A participação da UFCSPA nas mídias sociais digitais tem como objetivo divulgar informações, serviços e notícias institucionais com o objetivo de aproximar a Universidade da sociedade. As contas oficiais são gerenciadas pela Assessoria de Comunicação (Ascom) e, nelas, é possível acompanhar publicações diárias de conteúdos institucionais, informações e serviços de interesse público e campanhas de comunicação sobre temas relevantes para a sociedade, que contam com a adesão da UFCSPA.
A criação e a manutenção pela UFCSPA de canais de comunicação com a sociedade por meio das mídias sociais digitais devem considerar os princípios que regem as instituições públicas, tais como a impessoalidade, publicidade e transparência.
Para além desses institutos, a UFCSPA tem como princípios estabelecidos em seu Estatuto o compromisso com a ética e o aprimoramento da democracia, da justiça, da defesa dos direitos humanos e da melhoria da qualidade de vida. A Universidade compromete-se em propagar uma cultura de paz e diversidade, dentro e fora de seu campus, não consentindo com qualquer ato de preconceito, discriminação e violência.
É importante lembrar que esses princípios devem ser observados por todas as pessoas que utilizam as mídias sociais digitais, a fim de garantir que o espaço virtual constitua um ambiente onde prevaleça o respeito e a não discriminação, permitindo, desse modo, que as mídias sociais digitais sejam utilizadas para o aperfeiçoamento de uma sociedade verdadeiramente democrática e inclusiva.
Nesse contexto, destacamos que a comunidade acadêmica da UFCSPA deve observar os citados fundamentos ao utilizar as mídias sociais digitais relacionadas ao fazer universitário.
Por isso, relembramos que, em caso de desrespeito a tais princípios, qualquer pessoa pode relatar o fato ocorrido à Ouvidoria da UFCSPA, que é o canal de comunicação entre órgãos superiores da instituição e as comunidades acadêmica (alunos, professores e técnicos-administrativos) e externa. Acesse o link https://www.ufcspa.edu.br/col-transparencia/ouvidoria para encaminhar sua manifestação e conhecer mais sobre a Ouvidoria da UFCSPA.
Para que o uso das ferramentas digitais cumpram a função de aproximar a UFCSPA da comunidade acadêmica e não acadêmica, fazendo com que cada cidadão seja um parceiro da Universidade, e para que possamos cumprir o compromisso firmado pelo Conselho Universitário, em trabalharmos por uma universidade antirracista, com a difusão de práticas educativas sobre as diferenças que nos tornam únicos, pedimos atenção às seguintes boas práticas para o uso das mídias sociais digitais na UFCSPA:
- Analise se sua mensagem possui conteúdo que possa configurar ameaça, assédio, injúria, calúnia, difamação ou qualquer outra ação que possa configurar alguma forma de ilícito penal: na dúvida, não envie;
- Não realize discursos de ódio ou violência, tais como racismo ou discriminação de qualquer ordem;
- Conteúdo comercial ou publicitário, assim como propagação de conteúdo político-partidário ou religioso, pode incomodar o interlocutor, por isso, não envie.
- Não utilize linguagem inapropriada, obscena, caluniosa, grosseira, abusiva, difamatória ou ofensiva;
- Comunique-se de forma simples e direta, evitando ambiguidades e complexidades;
- Propague apenas informações checadas, de fontes confiáveis e com conteúdo verificado;
- Evite compartilhar dados pessoais, próprios ou de outras pessoas;
- Utilize apenas imagens com direito autoral livre ou que você seja detentor dos direitos;
- Informações e imagens de pessoas ou instituições devem ser checadas e/ou autorizadas;
- Previna-se contra apologia a práticas ilícitas;
- Fuja do compartilhamento de conteúdo em forma de spam ou "correntes";
- Cuide ao clicar e compartilhar links duvidosos que possam provocar contaminação por vírus eletrônico.
--
Material produzido pelo Gabinete da Reitoria com apoio da Assessoria Especial de Comunicação Social






