Um dos temas abordados no encontro foi o da autonomia universitária.

A reitora Lucia Pellanda participou, nesta segunda-feira, 4, de uma reunião com o Grupo de Trabalho destinado a acompanhar e avaliar o sistema universitário brasileiro (GT-EDSUP) que ocorreu na UFRGS. Para o encontro, foram convidados os reitores e os membros dos conselhos superiores das instituições federais de ensino superior do sul do Brasil. Durante o evento, os integrantes do GT explicaram a relevância do grupo de trabalho e relataram os processos já realizados até o momento, incluindo uma análise do papel do programa Future-se, apresentado pelo Governo Federal, e da necessidade de se fazerem considerações sobre o seu impacto na autonomia das universidades.

Um dos temas abordados no encontro foi o da autonomia universitária. Conforme o coordenador do GT, Roberto Salles, está em tramitação no Congresso Nacional um projeto de lei complementar em vista da regulamentação da autonomia universitária, item previsto no artigo 207 da Constituição Federal, que deverá minimizar as dúvidas sobre o tema. Outro ponto de destaque foi a necessidade de a educação ser tratada como prioridade pelo governo: "serão apresentados diagnóstico e saídas para que a educação superior seja uma questão de Estado, e não de Governo”, afirmou Salles.

Criado pela Câmara dos Deputados, o GT-EDSUP é formado por ex-reitores de universidades públicas e está composto da seguinte forma: Roberto Salles (UFF – coordenador), Thompson Mariz (UFCG – 1º vice-coordenador), Ana Lúcia Gazzola (UFMG – 2ª vice-coordenadora) e Eliane Superti (UFPB – relator).

Com informações da UFRGS