As pesquisas desenvolvidas por nossos docentes e estudantes em nível de graduação e de pós-graduação, qualificam a reflexão e a prática da atenção integral à saúde e o próprio ensino. Produtos e processos inovadores emergem dessas pesquisas que não beneficiam somente a comunidade da Universidade ou da área da saúde, mas principalmente a sociedade, para quem a maioria das práticas e estudos são orientados.

 

Na UFCSPA, a existência de uma política Institucional e de ações estruturantes voltadas à Pesquisa e à Pós-Graduação, tais como a ampliação da infraestrutura da pesquisa, aumento da quantidade de laboratórios de pesquisa, aquisição de equipamentos e ingresso de novos pesquisadores acarretam no crescimento quantitativo e qualitativo continuado da nossa produção científica. O trabalho dos nossos mais de 370 docentes que orientam os mais de 6.000 estudantes matriculados em nossos cursos de graduação, especialização, mestrado, doutorado, residência médica e multiprofissional, bem como a participação ativa dos nossos técnico-administrativos em etapas essenciais de muitos projetos, também fortalece a política institucional para pesquisa e pós-graduação.

 

Um importante produto que nos ajuda a dimensionar a pesquisa e a pós-graduação é o Catálogo de Produção Científica da UFCSPA, que contempla a produção de seus pesquisadores com a relação de títulos de artigos completos, periódicos com fator de impacto, livros e capítulos de livros, resumos, dissertações, teses, projetos de pesquisas e gráficos desses indicadores. Anualmente publicamos uma edição, que faz referencia à produção do ano anterior.

 

Em 2019, publicamos a vigésima segunda edição do Catálogo de Produção Científica da UFCSPA, demonstrando os esforços institucionais para o fortalecimento e expansão das pesquisas e nível de excelência. Por meio da evolução histórica abaixo, é possível observar que essas ações geram resultados promissores, fortalecendo a ciência e cumprindo a missão da UFCSPA que é "produzir e compartilhar conhecimento e formar profissionais da área das ciências da saúde com princípios humanistas e responsabilidade social".

 

Evolução histórica da Pesquisa na UFCSPA

 

 

 

ISSN impresso 2447-8423

ISSN online 2525-541X