Psicologia

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008)

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), e mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é Professora Associada I e do PPG Psicologia e Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase avaliação psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes projetivos e psicométricos, avaliação da personalidade e da inteligência. Períodos de licença maternidade: março - setembro de 2013; maio - novembro 2018

Doutor em Psicologia pela Universidade de Londres (2003)

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), com mestrado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto (1997) e doutorado pelo Institute of Psychiatry - University of London (2003). Atualmente é professor do Departamento de Psicologia e dos PPGs em Psicologia e Saúde e Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Foi coordenador do PPG em Psicologia e Saúde e Visiting Professor no Multimedia/Multimodal Signal Analysis and Enhancement (MuSAE) Lab no Institut National de la Recherche Scientifique (Université du Quebéc). Participou como membro do Scientific Planning Committee of the Weill Cornell Medicine-Qatar (WCM-Q) webinar series - COVID-19 Healthcare Education Series: A Global Perspective. Desde 2012 tem sido continuamente avaliador de projetos do CNPq, CAPES, FAPESP e instituições internacionais de fomento. Recentemente atuou na avaliação de projetos para o PRONAS/PCD do Ministério da Saúde. Integrou o grupo de trabalho da CAPES para avaliação dos PPGs da área de Psicologia. Foi membro do Comitê de Ética para uso de animais e atualmente é membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos da UFCSPA. Seus estudos e experiência didática buscam esclarecer as relações entre o funcionamento mental e motor, aspectos neuro-comportamentais e a interação de novas tecnologias como realidade virtual, relação humano-máquina e interatividade com multimídias aplicadas para reabilitação neurológica e neurocomportamentais.

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013)

Professora, Pesquisadora e atual Pró-Reitora de Gestão com Pessoas da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em Recursos Humanos pela Universidade de São Paulo (USP/FIA). Larga experiência profissional em gestão estratégica de pessoas baseada em evidência e com foco em indicadores psicossociais laborais. Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+) na gestão de 2016-2018 e de 2018-2020. Tem expertise em psicologia positiva organizacional e do trabalho, nas áreas de Saúde Ocupacional, Saúde do Trabalhador, Processos de Avaliação de Fatores Psicossociais Protetivos e de Risco, Trabalho Saudável, Engajamento no trabalho e Burnout. Responsável por disciplinas das áreas de Saúde, Trabalho e Organizações, além das específicas em gestão de pessoas. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Psicologia Positiva Organizacional e do Trabalho (NEPPOT), com pesquisas em três linhas: (a) Desenvolvimento, validação e normatização de instrumentos de avaliação em Psicologia Positiva Organizacional e do Trabalho (PPOT), (b) Gestão de Pessoas e Saúde do Trabalhador e (c) Saúde mental e bem-estar no trabalho . Gestora do Projeto Estratégico em Bem-estar e Engajamento no Trabalho na pandemia, para atendimento de servidores e equipes de trabalho na UFCSPA. Representante brasileira no Burnout Assesment Tool Consortium, coordenado pelos Phd Wilmar B. Schaufeli e Phd Hans De Witte, pesquisadores internacionais com prêmios e notório saber nesse campo, e colaboradores de 26 países (https://www.burnoutassessmenttool.com/aboutus_eng/#consortium). Larga experiência prática na implantação e avaliação de serviços em saúde mental no trabalho com desenvolvimento de medidas de compliance e de integridade. Produção científica e parcerias com pesquisadores de diferentes instituições nacionais e internacionais (Portugal, Itália, Bélgica, Holanda, Equador, África do Sul, dentre outros.)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005)

Professora titular da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Possui graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Psicologia pela UFRGS, pós-doutorado em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco e pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho/Portugal. Menção honrosa no Prêmio Tese CAPES/2006. Na UFCSPA, é docente na graduação e pós-graduação, coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica e membro do corpo docente permanente do PPG Ciências da Saúde (orientadora de mestrado e doutorado, membro da comissão coordenadora), do PPG Ciências de Reabilitação (orientadora de mestrado e doutorado) e do PPG Psicologia e Saúde (orientadora e membro da comissão coordenadora). Líder do grupo de pesquisa intitulado Psicologia e Processos de Saúde. Membro do Conselho Editorial Universitário e do Comitê de Ética em Pesquisa. Na UFCSPA, já integrou a chefia do departamento de Psicologia, a direção do curso de Psicologia, a vice-coordenação do PPG Psicologia e Saúde, o Conselho Universitário, o Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão e coordenou o Programa de Alianças para a Educação e Capacitação da Organização dos Estados Americanos/ Grupo Coimbra. É membro da Diretoria do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica/IBAP (1ª secretaria na gestão 2007-2009; Presidente eleita na gestão 2009-2011, Presidente na gestão 2011-2013 e Presidente passada na gestão 2013-2015, Conselho Deliberativo 2015-2018; 2018-2020; 2020-2023; 2023-2025). Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Psicologia Positiva/ABP+ (2019-atual). Vice-coordenadora do GT Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade na ANPEPP (2018-atual). Membro da Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia (CCAP/SATEPSI) entre 2010 e 2013 e novamente partir de 2017. Pesquisadora convidada do Laboratório de Mensuração da UFRGS e do Grupo de investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho da Universidade do Minho. Consultora ad hoc da CAPES, do Scielo e de fundações estaduais de amparo à pesquisa. Bolsista Produtividade do CNPq. Atualmente, desenvolve pesquisas na área de Fundamentos e Medidas em Psicologia, relacionadas à construção e busca de evidências de validade de instrumentos de avaliação psicológica e neuropsicológica e à Psicologia Positiva.

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005)

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS, 2005), Mestre em Psicologia (UFRGS, 2000), Especialista em Psicologia Social, Graduação em Psicologia. Experiência em docência, pesquisa e profissional na área de Psicologia com ênfase na Saúde Comunitária e Violências. Foco de pesquisa e intervenção em desenvolvimento de crianças, adolescentes, casais e famílias em situação de vulnerabilidade Psicossocial, Violência Intrafamiliar, parental e entre parceiros íntimos. Violência estrutural. Resiliência e Vulnerabilidade Familiar, Políticas Públicas em Saúde Mental Coletiva e Sociais. É Professora Associada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e de Cursos de Residência Multiprofissional. Chefe do Departamento de Psicologia- UFCSPA de 2013-2014.Tutora do PET Saúde de 2010-13. Coordenadora do PET Saúde/ Redes de Atenção II 2013-2015. Coordenadora de dois projetos de extensão nas áreas de violência contra a mulher e de prevenção ao suicídio em crianças e adolescentes. Docente e orientadora de mestrado do PPG em Psicologia e Saúde/UFCSPA. Vice-coordenadora do PPG Psicologia e Saude 01/2023-atual.

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005)

Possui Graduação em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS), Mestrado e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) e Pós-Doutorado em Psicologia (Programa de Pós-Graduação em Psicologia, PUCRS) e em Saúde Materna Perinatal (School of Health and Psychological Sciences, City University of London). Professora Associada do Departamento de Psicologia da UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre). Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde e em Ciências da Saúde da UFCSPA. Na graduação, atua nos Cursos de Psicologia e Medicina da UFCSPA. Coordenadora do NEEDS UFCSPA (Núcleo de Estudos em Desenvolvimento e Saúde), desenvolve pesquisas sobre saúde materno-infantil, com destaque para saúde mental perinatal (perda perinatal, luto materno, parto traumático), saúde mental materna, parentalidade e conjugalidade na adolescência e na idade adulta, parentalidade no contexto de diferentes condições de saúde, luto parental e desenvolvimento da criança e do adolescente em interface com a saúde.

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010)
Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2002), Aperfeiçoamento em Neuropsicologia (Hospital São Lucas/PUCRS - 2003), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2006) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2010). Realizou estágio sanduíche na Universidade de Edimburgo (Escócia/UK - Out/2007 a Set/2008), no Human Cognitive Neuroscience Group, onde estudou Neuropsicologia. É Pós-Doutora em Psicologia (UFRGS). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: a) Neuropsicologia e Avaliação Neuropsicológica no desenvolvimento típico e atípico em diferentes etapas do ciclo vital; b) Efeitos do Envelhecimento na Cognição; c) Avaliação Psicológica e Neuropsicológica de Prejuízos Escolares; d) Desenvolvimento de Instrumentos e Programas de Avaliação Psicológica e Neuropsicológica. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Departamento de Psicologia, Área de Neuropsicologia e Avaliação Neuropsicológica. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado Profissional (UFCSPA). Foi professora convidada/colaboradora nos Cursos de Especialização em Neuropsicologia da PROJECTO e da UFRGS. É professora convidada no Curso de Especialização em Neuropsicologia do InTCC. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde (UFCSPA).

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Estágio de Pós Doutorado (Bolsista PNPD/Capes) na Pontificia Universidade Católica/RS. Professora do Curso de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Psicologia e Saúde da UFCSPA, responsável pelas disciplinas de Behaviorismo Radical , Terapias cognitivas e comportamentais e Pesquisa em Psicologia. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica e Intervenções Comportamentais (NaPsic) e da Liga Acadêmica de Psicologia Comportamental/UFCSPA. Psicoterapeuta e supervisora clínica. Atualmente, orienta e desenvolve projetos de pesquisa nas seguintes linhas de investigação: 1) Psicopatologia desenvolvimental: fatores de risco e de proteção em adolescentes e adultos jovens (com ênfase em estudos sobre parentalidade e sobre o impacto da tecnologia e de mídias sociais); 2) Desenvolvimento e Avaliação de intervenções em psicoterapia comportamental; 3) Adaptação de instrumentos de avaliação de construtos relacionados às psicoterapias comportamentais contextuais.

Doutora em Ciências Médicas (Psiquiatria e Ciências do comportamento) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014)

Professora Adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA). Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004)-Láurea Acadêmica. Especialista em Psicologia Clínica, pelo Contemporâneo - Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade. Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutora em Ciências Médicas: Psiquiatria pela UFRGS. Na UFCSPA é Assessora da Pró-reitoria de graduação na Coordenação de Assuntos docentes e Vice-coordenadora do Curso de Psicologia. Atuou como voluntária na Cruz Vermelha Brasileira por 5 anos no trabalho com dependentes químicos e foi psicóloga contratada do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), trabalhando na assistência no Centro Colaborador em Álcool e Drogas HCPA/ SENAD e na área de Psiquiatria Infantil. Pesquisadora do Programa do Transtorno do Humor Bipolar (PROTHAB); do Centro de Pesquisas em Álcool e Outras Drogas (CPAD)- ambos vinculados ao HCPA. Vinculada ao Grupo de Pesquisas Comportamento suicida e transtornos mentais graves e Grupo de Pesquisas em Psicologia (HCPÀ) e Processos de Saúde (GPS) da UFCSPA. É Docente Permanente do curso de Mestrado Profissional em Prevenção e Assistência a Usuários de Álcool e outras Drogas do HCPA. Revisora de periódicos da área das adições por substâncias químicas e de psicologia clínica. Editora da Revista Brasileira de Psicoterapia (CELG).

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005)

Professora Associada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde - Grupo de Pesquisas em Psicologia e Processos de Saúde. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Pará (UFPA) na linha "Fenomenologia: Teoria e Clínica". Coordenadora da Aletheia: Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Humanista e Existencial na UFCSPA. Professora Visitante na School of Social Sciences na Australian National University (ANU) no ano de 2007. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorado Sanduíche na School of Social Sciences da ANU. Mestre em Psicologia Social pela PUCRS e graduada em Psicologia na mesma universidade. Atualmente com interesse em pesquisas que visam investigar as bases epistemológicas das abordagens humanistas, fenomenológicas e existenciais e suas potencialidades no campo da intervenção e prática psicológica; como por exemplo o estudo da relação terapêutica nos processos psicoterápicos. Membro do GT da Anpepp "Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos"