No contexto da inovação e empreendedorismo em saúde, a UFCSPA possibilita a criação de Empresas Juniores. Organizações sem fins lucrativos, gerenciadas por estudantes sob orientação e supervisão de professores altamente qualificados e especializados. Possuem finalidade de qualificar o ensino e a aprendizagem, bem como incentivar a capacidade empreendedora, inventiva e tecnológica do aluno, proporcionando-lhe uma visão profissional já no âmbito acadêmico.

Portaria nº 019/2020 dispõe sobre os procedimentos a serem observados na relação das empresas juniores com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA, observando o que dispõe a Lei nº 13.267, de 06 de abril de 2016.

Atualmente, dispomos de seis empresas juniores, são elas:

 

 

A AJTAL – Empresa Júnior do curso de Tecnologia em Alimentos da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA – surgiu em 2015 a partir do projeto de alunos, com intuito de complementar a formação acadêmica, com a aplicação prática de conhecimentos teóricos, relativos à área de formação profissional, possibilitando ao acadêmico associado um aprofundamento nas diversas áreas abrangidas pelo curso de Tecnologia em Alimentos.

A finalidade da empresa júnior é realizar projetos qualificados e fomentar o desenvolvimento de competências direcionadas ao mercado de trabalho e à sociedade. Com esta meta, a empresa júnior presta serviços de treinamento e consultoria para empresas da área de alimentos, sob orientação dos professores especialistas na temática.

Professora Orientadora: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mídias Sociais:

 

A MOVA é a primeira empresa júnior de Fisioterapia do sul do país, que nasceu do desejo de estudantes da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) de estimular o espírito empreendedor na área da fisioterapia, levando a essência universitária da busca constante pelo conhecimento e inovação a todos os profissionais da área. Temos como missão auxiliar fisioterapeutas a atingirem seu máximo potencial, obtendo, assim, a excelência tanto nas suas intervenções clínicas quanto na gestão de suas carreiras.

Professor Orientador:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mídias Sociais:

 

 

Brain Connect, empresa júnior de Gestão em Saúde, iniciou sua caminhada em abril de 2018, em que alunos da UFCSPA começaram a se reunir para a organização da empresa.  O grupo busca ser o elo entre as dificuldades vivenciadas pelos serviços de saúde e suas soluções, promovendo, desta forma, serviços de saúde de excelência para a população. A Brain Connect pode prestar serviços para hospitais, clínicas de todas as especialidades, laboratórios farmacêuticos, Sistema Único de Saúde, Homecare, clínicas e convênios. A Brain Connect ainda está em fase de estruturação.

Dentre os serviços oferecidos estão:

  • Análise de viabilidade econômico-financeira;
  • Otimização de processos;
  • Gestão de riscos;
  • Prospecção de clientes;
  • Desenvolvimento de uma cultura de avaliação de desempenho;
  • Comunicação interna;
  • Desenvolvimento de pessoas;
  • Prevenção de acidentes e doenças de trabalho;
  • Estratégias competitivas de diferenciação;
  • Controle do fluxo de estoque.

Professor Orientador:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mídias Sociais:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Açafrão, empresa júnior do curso de Gastronomia, trabalha com prestação de serviços gastronômicos: buffet para eventos sociais e organizacionais.

Professor Orientador:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mídias Sociais:

  • Instagram
  • E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Asset, empresa júnior do curso de Psicologia, atua com consultoria na área de inovação em psicologia. A empresa ainda está em fase de estruturação.

Professor Orientador:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mídias Sociais:  

 

 

NutriAção é uma Empresa Júnior criada por estudantes do curso de Nutrição da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem por finalidade promover a inserção do acadêmico no mercado de trabalho, oportunizando o crescimento pessoal e profissional, qualificando o ensino aprendizagem, relacionando o conhecimento teórico com a prática através do exercício profissional.

A NutriAção presta serviços qualificados com custos reduzidos nas áreas de alimentação e nutrição, voltados às micro e pequenas empresas. Seus produtos são: a elaboração do manual de boas práticas de fabricação (MBPF), elaboração de rotulagem de alimentos, análise de cardápios e educação nutricional.

Professor orientador:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mídias Sociais:

 

Orientações para Empresas Juniores