O Laboratório de Citogenética, criado no ano de 1975, atua em atividades de pesquisa, extensão e diagnóstico de doenças genéticas, bem como no desenvolvimento de novas tecnologias. A sua infraestrutura possibilita não só a realização de estudos de citogenética clássica e molecular, bem como a criação de novos produtos, através da manufatura de sondas de DNA para aplicação na técnica FISH. Visa o diagnóstico de anomalias citogenéticas em humanos, bem como estudos em neoplasias sólidas e hematológicas, e experimentos de genotoxicidade. Assim, pode-se realizar estudos em indivíduos portadores de malformações ou suspeita de doença genética, cânceres ou expostos a situações que cursem com dano ao DNA.

A citogenética é o estudo dos cromossomos e a sua herança. O cariótipo permite a visualização de alterações do número e da estrutura dos cromossomos. A técnica de hibridização in situ fluorescente (FISH) utiliza sondas de DNA e possibilita a identificação de perdas ou ganhos cromossômicos submicroscópicos, ou seja, que não são vistos através do cariótipo tradicional. Os distúrbios cromossômicos representam um importante grupo de doenças genéticas, que podem estar associados a diversas situações clínicas, como presença de malformações congênitas, déficit intelectual, perdas reprodutivas e neoplasias. Alterações cromossômicas são identificadas em quase 1% dos nascidos vivos e em metade de todos os abortos espontâneos ocorridos durante o primeiro trimestre de gravidez. A citogenética também é utilizada para o diagnóstico de anomalias específicas relacionadas às neoplasias, sendo importante inclusive para a designação de protocolos terapêuticos.

Possui áreas para coleta de material, lavagem e esterilização, cultivo celular, microscopia óptica e de fluorescência e citogenética molecular. As atividades desenvolvidas envolvem a coleta de amostras, cultivo celular, colheita celular, extração e amplificação de DNA, Multiplex Ligation-dependant Probe Amplification (MLPA), análise cromossômica por microarranjos, preparação e coloração de lâminas, hibridização in situ fluorescente (FISH) em suspensão de células ou material emblocado em parafina, manufatura de sondas de DNA para FISH, análises em microscopia óptica e de fluorescência e processamento de imagens de citogenética clássica e molecular.

Tópicos de Pesquisa

Citogenética Humana e Médica

Esta linha de pesquisa se refere aos estudos de citogenética clássica e molecular em humanos. Estes estudos possibilitam o diagnóstico de anomalias citogenéticas em indivíduos portadores de malformações, por exemplo, bem como em neoplasias sólidas e hematológicas, e experimentos de genotoxicidade. Além disso, a manufatura “in house” de sondas de DNA para aplicação na técnica FISH visa o desenvolvimento de novas sondas, bem como a produção de sondas a custo menor do que aquele de mercado.

Estudo clínico das malformações congênitas, neoplasias e patologias multifatoriais

Esta linha se refere a investigação clínica das malformações congênitas, neoplasias e patologias multifatoriais e está intimamente ligada às atividades laboratoriais em genética. Envolve também estudos moleculares visando a identificação de anomalias genéticas de interesse clínico.

Principais técnicas utilizadas

• Citogenética clássica (cariótipo clássico, quebras cromossômicas, trocas de cromátides irmãs).
  • Microscopia óptica convencional (análise de cromossomos em estudos de cariótipo, quebras cromossômicas, trocas de cromátides irmãs).
  • Microscopia de fluorescência (FISH – hibridização in situ por fluorescência).
  • Manufatura de sondas de DNA para FISH.
  • MLPA – Multiplex Ligation-dependant Probe Amplification (detecção de deleções e duplicações em várias regiões de modo simultâneo).
  • PCR – Reação em cadeia da polimerase (amplificação de DNA para estudos de MLPA e para manufatura de sondas de DNA para FISH).
  • Análise cromossômica por microarranjos.

Equipe