Webinário aconteceu nesta quinta-feira, 23/07

Aconteceu nesta quinta-feira, 23, webinário exclusivo para técnico-administrativos e membros da Reitoria da UFCSPA para abordar temas relacionados a pandemia e a retomada das atividades presenciais. Cerca de 90 servidores conferiram a apresentação conduzida pela reitora Lucia Pellanda acompanhada da vice-reitora Jeniffer Saffi e os pró-reitores de Administração, Leandro Souza, de Gestão com Pessoas, Ana Vazquez, e de Planejamento, Alessandra Dahmer.

Em sua apresentação, a reitora detalhou a evolução da pandemia no Rio Grande do Sul desde março, quando a universidade suspendeu o calendário acadêmico e as atividades presenciais. Lucia explicou que as medidas iniciais de distanciamento ajudaram a controlar o crescimento do número de casos nas primeiras semanas. "Atualmente a situação é muito preocupante, com o aumento da ocupação de UTIs e relatos de profissionais em situação de esgotamento. Estamos muito próximos do limite de leitos disponíveis", alertou.

A pró-reitora de Gestão com Pessoas, Ana Vazquez, detalhou as ações da Progesp para acolher os servidores e o plano de retomada das atividades presenciais, sempre com foco no cuidado da saúde das pessoas. "Temos 30 psicólogos voluntários que estão atuando em ações de atendimento e apoio social aos profissionais, inclusive aqueles na linha de frente. Já atingimos todos aqueles em grupos de risco e a meta agora é contatar a totalidade dos servidores, estagiários e bolsistas da universidade", detalhou.

Ana também explicou que o processo de retorno às atividades será realizado em diferentes etapas, respeitando a situação individual de cada técnico-administrativo: "Temos tanto aquelas pessoas em prontidão, que poderiam retornar quando as condições epidemiológicas permitirem, quanto aqueles que precisam ser cuidados e monitorados, pois estão em situação de vulnerabilidade. Tudo está sendo discutido em grupos de trabalho e com as chefias dos setores".

As perguntas encaminhadas pelos participantes para os membros da gestão concentraram-se em temas como os protocolos de segurança para a volta das atividades, o revezamento de servidores, o encaminhamento de documentos relacionados a licenças de saúde, a possibilidade de cooperação da UFCSPA em ações de testagem de vacinas contra a Covid-19, entre outros assuntos. Todos os esclarecimentos prestados pelos pró-reitores poderão ser conferidos na gravação que será disponibilizada nesta sexta-feira, 24, em link a ser enviado por e-mail aos profissionais da universidade.

A reitora ressaltou que não haverá volta de atividades presenciais não essenciais enquanto as condições epidemiológicas forem desfavoráveis. Lucia também aproveitou a oportunidade para agradecer especialmente a todos os técnico-administrativos que, mesmo com impactos na rotina profissional causados pelo distanciamento social, continuam ajudando a universidade a cumprir sua missão institucional: "Como universidade da saúde, a UFCSPA tem assumido um protagonismo muito importante neste momento, e isto também se deve ao trabalho de todos vocês".