Lipecin está fabricando máscaras de proteção para profissionais de saúde contra o Covid-19
O Laboratório de Inovação, Prototipagem, Educação Criativa e Inclusiva (Lipecin) está engajado, desde o dia 16 de março, em um trabalho de Fabricação digital para reposição de peças e componentes utilizados em hospitais para combate ao Covid-19. Através do uso de impressoras 3D, estão sendo fabricados protetores faciais (Face Shields) e, em breve, passarão a ser produzidas partes dos respiradores artificiais, por construção colaborativa.
 
Os materiais produzidos estão sendo destinados à Santa Casa de Porto Alegre, que poderá fazer uso dos equipamentos ou destiná-los a unidades de saúde que atuem no combate ao novo coronavírus. A fabricação está sendo realizada em sinergia com a HP, SENAI/CIMATEC, Techtools Ventures e Braskem, a fim de encontrar as melhores soluções para fabricação digital dos equipamentos.
 
A coordenadora do laboratório, professora Gisele Introíni, alerta que não basta ter uma impressora 3D para sair produzindo os equipamentos. É necessário seguir as normativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Ministério da Saúde). Estas normas definem a espessura do acetato/PETG utilizado, a largura das faixas de fixação do equipamento e a espessura do visor, entre outras regras (quando nos referimos a Face Shields).
 
Gisele lembra, ainda, que a produção destes materiais tem um custo elevado. Segundo ela, é provável que, em breve, o Lipecin precise da ajuda da comunidade, através de doações, para a manutenção do trabalho.
 
A força-tarefa é composta por docentes, discentes, colaboradores externos e funcionários da Santa Casa: Ana Carolina Ribeiro Teixeira, Andreia Gomes Aires, Diego Pissaia Ramires, Eduard Santos de Braga, Felipe Boeing, Gisele Orlandi Introíni, Giovanna Alves Gadelha, Helen Bandeira, Juliana Devos, Katherine Alves Gadelha, Kerolainy Alves Gadelha, Lauren Arrusul Carús, Leandro de Freitas Spinelli, Luis Fernando Marcelino Braga, Pierri Gonçalves Brandão, Ricardo Castilho Wunderlich, Rober Martins, Samuel W. Wolf e Simone Schneider Amaral.