Manifestação encaminhada à CAPES

No dia 27/03/2020, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, em nome da reitoria da UFCSPA, e a Associação dos Pós-Graduandos da UFCSPA enviaram uma manifestação ao presidente da CAPES, onde a UFCSPA se colocou contrária à portaria de Nº 34 de 09 de março de 2020, que diminuía ainda mais o número de bolsas para programas de pós-graduação, fixado anteriormente pelas Portarias Nº 19, 20 e 21 da própria CAPES.

Nesta mesma manifestação solicitamos a revogação da mesma, o que já está sendo solicitado por diversas entidades representativas da pesquisa e da pós-graduação do Brasil, incluindo o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa (FOPROP).

No dia de 02/04/2020, lemos na imprensa a notícia que “Capes informou em ofício que houve falha na distribuição e que benefícios serão restituídos”, porém até o momento a UFCSPA não recebeu o referido documento, nem as bolsas foram devolvidas no sistema. Desta forma, estamos aguardando o recebimento de comunicação oficial da CAPES.   

Neste momento em que estamos totalmente voltados para o enfrentamento da pandemia do COVID-19, em que precisamos mais do que nunca da pesquisa, reforçamos o pedido para que toda a sociedade nos apoie na defesa da ciência e da pós-graduação brasileiras.