Resultados de pesquisa desenvolvida pela UFPel, em parceria com a UFCSPA e mais 11 universidades, foram apresentados pelo governador

O governador do Estado, Eduardo Leite, divulgou nesta quarta-feira, 29, os resultados da segunda fase da pesquisa por amostragem para estimar o percentual da população do Rio Grande do Sul infectada pelo novo coronavírus, coordenado pela UFPel. Os números revelam que 15.066 pessoas já foram contaminadas pela Covid-19. Na primeira etapa de coleta de amostras, realizada no início de abril, haviam 5.650 infectados. 

A pesquisa apontou que a cada 500 testes aplicados nos municípios gaúchos selecionados, seis resultaram positivos para a presença de anticorpos da doença, o que corresponde a 0,13% da população gaúcha (um caso para cada 769 habitantes). O estudo também revelou que para cada caso diagnosticado existem 12 não notificados e indica a alta transmissibilidade do vírus entre membros da mesma família: nas residências em que um morador foi identificado como portador do vírus, a presença de anticorpos também foi encontrada nos demais membros da família residentes no mesmo domicílio. 

Estudantes e professores da UFCSPA participaram da coleta de amostras nos bairros de Porto Alegre. Nesta segunda etapa, foram realizados 4,5 mil testes rápidos e entrevistas em nove cidades gaúchas. O estudo terá ainda duas novas fases, realizadas sempre após duas semanas de cada etapa anterior. Além da UFPel e da UFCSPA, outras 11 universidades do Estado participam da pesquisa.

Outras informações podem ser obtidas no site da UFPel.