Decisão decorre da possibilidade de contágio pelo novo coronavírus

O Programa de Doação de Corpos para Ensino e Pequisa em Anatomia da UFCSPA (PDC-UFCSPA) informa que está suspenso o recebimento de corpos por parte da universidade devido à epidemia de Covid-19. A coordenadora do projeto, professora Andréa Oxley, explica que a decisão é devido ao fato de não haver segurança sobre a testagem da população para o novo coronavírus e o programa não ter disponibilidade para testar os corpos no momento do recebimento. Dessa forma, a manutenção do recebimento dos corpos poderia colocar os integrantes do Laboratório de Anatomia em risco, já que ainda não existem publicações científicas que assegurem o tempo de permanência do vírus no corpo após a morte dos pacientes.

A suspensão do recebimento deverá ocorrer até 31 de dezembro de 2020, podendo ser reavaliada, conforme a evolução da epidemia da Covid-19 no Rio Grande do Sul. Conforme Andréa, decisão similar tem sido tomada em todos os países que contam com programas de doação de corpos, conforme o relatado por membros do Comité de Ética da IFAA (Interntional Federation Of Associations of Anatomists), do qual ela participa.

Segundo a coordenadora do programa, não haverá prejuízo para as atividades da universidade, pois "em vista do sucesso do programa, há cadáveres suficientes para a realização das atividades regulares das disciplinas de Anatomia para todos os cursos de graduação da UFCSPA previstas para o ano de 2020 e para o ano de 2021, bem como atividades de pesquisa, extensão, especialização e residência".

Em casos de dúvidas, o contato com o programa podem ser realizado através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .