Reitora Lucia Pellanda deu as boas vindas a calouros e veteranos

O primeiro dia letivo de 2020, celebrado nesta segunda-feira, 2, contou com diversas atividades de recepção de alunos calouros e veteranos da UFCSPA. Na parte da manhã, o Diretório Central dos Estudantes, Ligas e Centros Acadêmicos acolheram os novos discentes. No período da tarde e noite, coordenadores dos 16 cursos de graduação reuniram-se com os alunos em encontros marcados por apresentações e troca de informações.

Após as reuniões, os estudantes direcionaram-se para o salão nobre, que lotou para ouvir a fala da reitora Lucia Campos Pellanda. Acompanhada pela pró-reitora de Graduação, Márcia Rosa da Costa, e a coordenadora de graduação, Mônica Oliveira, Lucia deu as boas vindas a todos que iniciavam sua jornada acadêmica naquele dia.

A reitora lembrou os números expressivos da universidade nas avaliações do Ministério da Educação e reforçou que a UFCSPA juntava-se a outras universidades federais em termos de excelência no ensino, pesquisa e extensão. "Somos um conjunto muito forte de instituições, com os cursos mais complexos e responsáveis por mais de 90% da pesquisa produzida no país", salientou.

Ao abordar o organograma da instituição, a gestora apontou os setores que estarão mais próximos dos alunos de graduação no dia a dia da universidade. "As pró-reitorias e seus núcleos sempre estarão abertos para o diálogo com a comunidade, assim como as coordenações de cursos, que devem ser buscadas sempre que houver um problema", afirmou. Sobre as dificuldades comuns na vida acadêmica, Lucia recomendou que os alunos não pensassem "apenas no diploma", mas aproveitassem o caminho: "Há muitas oportunidades aqui dentro, que nos fazem melhorar e nos tornarmos mais capazes de enfrentar o que vier pela frente".

Neste sentido, a reitora lembrou que a UFCSPA trabalha para minimizar as dificuldades na medida do possível visando ao bem-estar e à permanência dos estudantes durante os cursos. "Temos espaços como o Núcleo de Apoio Psicopedagógico e a Coordenação de Assuntos Estudantis que estão à disposição para ouvir e ajudar", detalhou. Lucia reforçou a importância dos alunos buscarem sempre a autonomia na organização dos estudos e na busca de oportunidades de aperfeiçoamento acadêmico.

A reitora chamou a atenção para a disseminação de informações falsas a respeito das universidades públicas e a necessidade de levar à sociedade a verdade sobre o que vem sendo produzido pelas instituições. "Vamos participar deste projeto de visibilidade. O UFCSPA Acolhe é um exemplo disso", apontou. Neste sentido, Lucia estimulou os alunos a mostrarem a realidade da UFCSPA para todas as pessoas no seu cotidiano. Por fim, deixou uma mensagem de otimismo: "Sejam muito felizes aqui dentro!".