Premiação representa importante incentivo aos profissionais, ao valorizá-los como agentes na linha de frente do diagnóstico da Covid-19.

Imagem: Carol Fornasier/Santa Casa Poa

 A Santa Casa de Porto Alegre foi um dos hospitais escolhidos pelo Conselho Federal de Biomedicina para receber uma homenagem, destinada a todos os biomédicos da região sul do país, referente ao trabalho realizado por estes profissionais durante a pandemia. Na Santa Casa, esses profissionais atuam, em sua maioria, no Laboratório de Biologia Molecular e no Laboratório de Análises Clínicas, sendo responsáveis, principalmente, pelo recebimento, processamento e análise de amostras biológicas, liberação de laudos, bem como a participação em pesquisa acadêmica, colaborando com a assistência médica e o progresso da ciência.

Para o professor, médico e coordenador do Laboratório de Biologia Molecular da Santa Casa Alessandro Pasqualotto, essa premiação representa um importante incentivo aos profissionais, ao valorizá-los como agentes na linha de frente do diagnóstico da Covid-19, particularmente na execução de testes de PCR para a doença. “Os biomédicos possuem importante atuação também na condução de pesquisas acadêmicas, muitas das quais foram também desenvolvidas durante a pandemia”, completa.

Há mais de 10 anos o coordenador emprega biomédicos que, em parceria com a UFCSPA, transformaram o laboratório numa referência para diagnóstico molecular no Sul do Brasil. “Os biomédicos muitas vezes não recebem a devida notoriedade para o importante trabalho que desempenham. Por isso o prêmio, embora simbólico, é muito importante para a categoria”, acrescenta.

O conselho elegeu, por meio de votação, os locais na Região Sul do Brasil onde os biomédicos haviam mais se destacado no combate à pandemia.