O mestrando em Letras pela UFRGS, na área de Estudos da Literatura, Thiago Rodrigues, abordou na sexta-feira, 10, a obra “O avesso da pele”, do escritor Jeferson Tenório. O vídeo está disponível no canal do Núcleo Cultural no YouTube. O terceiro romance do escritor oferece uma reflexão sobre a constituição da humanidade dos sujeitos, em meio a uma sociedade desumanizada e estruturada pelo racismo.

Thiago destacou em sua apresentação, o comprometimento dos autores negros com a destituição do mito da democracia racial e a preocupação em evidenciar a violência do racismo e o genocídio da população negra. Neste sentido, as obras fazem uma busca pela reconstrução de uma memória cerceada ao longo desse processo histórico. Assista ao vídeo.

Jeferson Tenório é escritor, colunista da Zero Hora e autor de outros dois romances: “O beijo na parede” (2013), eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores, e “Estela sem Deus” (2018). Graduado em Letras e mestre em literaturas Luso-Africanas pela UFRGS, é doutorando em Teoria Literária pela PUCRS.

O projeto do Geab (Grupo de Estudos Afro-brasileiros), em parceria com o Núcleo Cultural, quer contribuir para fomentar a educação antirracista, fortalecer as políticas afirmativas na universidade e estimular novos pontos de vista, livres de preconceito.