A universidade foi destaque, entre as brasileiras, nos objetivos de saúde e bem-estar, e igualdade de gênero.

Nesta quarta-feira, 21 de abril, a revista Times Higher Education divulgou o desempenho de universidades de todo o mundo em ações relativas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), no Impact Rankings 2021. Das quatro universidades gaúchas ranqueadas, a UFCSPA está entre as duas mais bem posicionadas.

Na classificação geral, a universidade está na faixa 401-600, entre 1.115 instituições participantes de 94 países. Mais de 350 instituições se agregaram ao ranking de 2020 para 2021.O ranking avalia as instituições quanto ao cumprimento dos ODS 17 - Parcerias e meios de implementação e indica outros três ou mais ODS para avaliação e classificação. Assim, nem todas as universidades inscritas no ranking são avaliadas em todos os objetivos.

Para esta edição a UFCSPA enviou dados para classificação quanto a nove ODS. A universidade se destacou entre as 101-200 com melhor classificação no ODS 3 - Saúde e bem-estar, que avaliou 871 instituições e no ODS 5 - Igualdade de gênero, para o qual foram avaliadas 776 instituições.

Na avaliação específica dos ODS 3 e 5, a UFCSPA ficou na terceira posição entre as universidades brasileiras e em segundo entre as federais. “Os resultados indicam a necessidade de seguirmos investindo no estabelecimento e na consolidação de parcerias, como recomenda o ODS 17. Ao mesmo tempo, precisamos avançar na compilação das informações sobre as atividades relacionadas aos ODS que são realizadas na UFCSPA”, aponta a coordenadora do Escritório de Internacionalização, vice-reitora Jenifer Saffi.

Ao contrário de outros rankings focados especificamente em ensino, pesquisa, citações e internacionalização, o Impact Rankings  caracteriza-se por uma abordagem mais abrangente, avaliando o impacto da universidade na melhoria da qualidade de vida da população, seja de seus discentes e servidores, seja da sociedade em geral. Nele, são avaliadas práticas que refletem na definição de políticas públicas de alcance local, regional, nacional e/ou internacional, incluindo também aspectos de governança, extensão e recursos humanos.

Confira os resultados da UFCSPA por ODS:

ODS 1 - Erradicação da pobreza: 401+ (de 591)

ODS 3 - Saúde e bem-estar: 101-200 (de 871)

ODS 4 - Educação de qualidade: 301-400 (de 966)

ODS 5 - Igualdade de gênero: 101-200 (de 776)

ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico: 401-600 (de 685)

ODS 10 - Redução das desigualdades: 201-300 (de 669)

ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis: 401-600 (de 656)

ODS 16 - Paz, justiça e instituições eficazes: 301-400 (de 653)

ODS 17 - Parcerias e meios de implementação: 601-800 (de 1.115)

A íntegra do ranking pode ser conferida neste link.