Material visa a inclusão digital na terceira idade.

Uma cartilha produzida por uma aluna da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (COMUI) e o Banco de Alimentos será distribuída a idosos de Porto Alegre para auxiliá-los no uso de ferramentas digitais para superar o distanciamento provocado pela pandemia de Covid-19. Intitulada "Bê-á-bá Digital", a obra é decorrente do trabalho de conclusão de curso de graduação em Biomedicina da estudante Giovana Diniz de Oliveira Bonetti, sob a orientação da professora Claudia Giuliano Bica, e foi publicada recentemente na Editora da UFCSPA. Também participam da autoria da obra Eleonora Kehles Spinato, do Conselho Municipal do Idoso, e a presidente do Grupo Longevidade Viva a Vida Cristina Padilha Lemos. 

O material será distribuído gratuitamente a idosos registrados no Conselho Municipal do Idoso e na Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), além de ser disponibilizado a grupos organizados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e idosos ligados à Secretaria Municipal de Esportes. A distribuição também deverá ser feita em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

A cartilha, financiada pelo Fundo Municipal do Idoso, é constituída de um um passo a passo em linguagem e formato acessível, orientando o uso de ferramentas virtuais. Segundo as autoras, a obra tem como objetivo promover a inclusão dos idosos em meio digital e a promoção da sua independência, possibilitando que esse público possa aprender a operar sites, e-mail e redes sociais de forma adequada, podendo interagir socialmente mesmo em situações de isolamento, como no atual período de pandemia. E apesar de chegar em um momento de urgência, trazendo soluções para os problemas imediatos relacionados ao distanciamento social, a cartilha também colabora na redução de dificuldades permanentes do idoso, facilitando, além da interação, o acompanhamento por parte das instituições de saúde.

"Bê-á-bá Digital" pode ser baixada gratuitamente na página da Editora da UFCSPA.