Giovanni Anesi - Foto: Arquivo pessoalO estudante Giovanni Anesi, do primeiro semestre do curso de Farmácia, foi escolhido o primeiro lugar no Concurso Jovem Cientista, promovido pela Federação Brasileira de Acadêmicos de Farmácia (Febraf). O trabalho apresentado consistiu em um texto sobre a importância do profissional farmacêutico e a inserção da ciência no dia a dia.

Anesi conta que o período do concurso coincidiu com sua época de provas no curso e que mesmo envolvido com os estudos, decidiu que deveria participar escrevendo seu relato. Ele atribui o recebimento do prêmio a sua formação educacional – ele é formado em Marketing – e por gostar bastante de ler e estudar matérias de diferentes áreas. “Dias antes de receber o convite para participar do concurso, eu estava lendo sobre a Revolução Científica de 1543, que falava sobre Nicolau Copérnico, Issac Newton e Galileu Galilei, o que acabou servindo de base para a redação do texto enviado”, relata.

Tendo iniciado na UFCSPA em um ano atípico, mesmo em pouco tempo de convivência física, Anesi diz já ter tido boas vivências na instituição. Ele colaborou com a produção de álcool gel da universidade para doação às secretarias de saúde e também atuou na realização de testes para o coronavírus.

Aos 37 anos, o estudante afirma que pretende seguir na carreira científica. Ele espera que sua conquista possa estimular outros alunos a participarem de concursos em suas áreas. Para ele, “cabe a nós, estudantes, seguirmos os passos de nossos antepassados e, com apoio dos novos recursos tecnológicos, promover a realização de descobertas científicas”.

A íntegra do trabalho premiado pode ser conferida aqui.