Dados divulgados pelo laboratório revelam intensa produção de materiais para proteção de profissionais de saúde e para tratamento de pacientes
O Laboratório de Inovação, Prototipagem, Educação Criativa e Inclusiva (Lipecin) divulgou esta semana os dados sobre a produção de equipamentos para o combate à Covid-19 que vem sendo realizada desde março deste ano. Em destaque, a produção de milhares de equipamentos de proteção individual (EPIs), laringoscópios e máscaras de proteção anti-viral.
Com a colaboração de doadores individuais ou coletivos - realizadas por membros das comunidades interna e externa via conta da Fundação Médica e da Santa Casa - e de doadores empresariais, como Faxon (Carvão Ativado), Additiva (bobinas de termoplástico), Jimo (Sílica), Braskem (bobinas de polipropileno) e Adufrgs – Sindical (impressora 3D FFF), foi possível produzir 2.265 escudos faciais e dezenas de laringoscópios utilizados no processo de intubação dos pacientes. Uma novidade que vem sendo trabalhada no laboratório, em colaboração com a UFRGS, são máscaras de tecido reforçadas com óxido de zinco, que têm ação bactericida, antiviral e fungicida. Trata-se de uma tecnologia patenteada pela UFRGS, cujo trabalho é conduzido pela designer e doutora em Engenheira de Materiais, Lauren Arrusul Carús.
Segundo a coordenadora do laboratório, professora Gisele Orlandi Introini, o equipamento de maior impacto social que vem sendo produzido no laboratório são os laringoscópios: "O valor de mercado desses instrumentos é de 20 mil dólares, enquanto o custo do nosso modelo é de 20 reais por unidade (com adição de câmera endoscópica de baixo custo)". Os protótipos (adultos e pediátricos) foram desenvolvidos pelo bolsista de desenvolvimento institucional, Samuel W. Wolf, e são realizados em colaboração com os professores Florentino Fernandes Mendes, Leandro de Freitas Spinelli e Simone Schneider Amaral. Adicionalmente, em parceria com a Engenharia Clínica, Eduard Braga, estudante do curso de Informática Biomédica, tem modelado peças para reposição de componentes de respiradores.
A força-tarefa do laboratório para a produção dos materiais é integrada por:
- Ana Carolina Ribeiro Teixeira
- André Peres
- Andreia Gomes Aires
- Cristian Zehnder
- Claudia Giuliano Bica
- Danielle da Silva Trentin
- Diego Pissaia Ramires
- Eduard Santos de Braga
- Elizandra Braganhol
- Endrigo Rafael Mildner
- Everton Rodrigues Farias
- Felipe Boeing
- Fernando Dal Pont Morisso
- Florentino Fernandes Mendes
- Gabriel B. A. Aleixo
- Gisele Orlandi Introíni
- Giovanna Alves Gadelha
- Guilherme Adams
- Guilherme Amaral Bandeira
- Guilherme Guimarães Scherengovski
- Janira Prichula
- Jenifer Saffi
- Juliana Devos
- Karine Rigon Zimmer
- Katherine Alves Gadelha
- Kerolainy Alves Gadelha
- Lauren Arrusul Carús
- Leandro de Freitas Spinelli
- Leandro Pantera
- Luis Fernando Marcelino Braga
- Matheus Merino Duarte
- Melissa Medeiros Markoski
- Mônica F. Rosa de Lima
- Patrick Carvalho Cabreira
- Ravena Maya Cardoso da Silva
- Rober Wagner Nunes Martins
- Roberta de Almeida da Silva
- Ricardo Castilho Wunderlich
- Samuel W. Wolf
- Simone Orlandi Introíni
- Simone Schneider Amaral