Iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis arrecada desde abril alimentos, itens de higiene e equipamentos de informática

Equipamentos são entregues para estudantes com necessidades tecnológicas (Crédito: Débora Coelho/Arquivo pessoal)

A participação da comunidade da UFCSPA na campanha “Juntos Podemos Mais”, coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, mostra que a solidariedade também está presente em tempos de pandemia. A iniciativa já resultou até o final de julho na entrega de 192 cestas básicas, 78 kits de higiene e limpeza e 23 computadores. O objetivo do projeto é auxiliar membros da comunidade em situação de vulnerabilidade e estudantes com necessidade de recursos tecnológicos para encarar o período de educação à distância emergencial.

“Na última semana de julho, fizemos a entrega dos equipamentos para pessoas dos mais diversos lugares da região metropolitana”, relata a pró-reitora Débora Coelho. A professora também ressalta a participação da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, que contribuiu com 18 computadores all-in-one destinados aos discentes. Todos os equipamentos doados passaram pela revisão do Núcleo de Tecnologia da Informação da UFCSPA.

Além de trabalhadores terceirizados e alunos, também vêm recebendo donativos da campanha os usuários do PET-Saúde, em atividade no Distrito Docente Assistencial. “Ao serem atendidos por professores, preceptores e alunos do projeto, muitos pacientes no DDA manifestam suas necessidades. Assim, passamos a levar alimentos para as casas desses usuários”, detalha a pró-reitora.

Débora reforça que a campanha ainda precisa de mais doações, na medida em que continuam chegando ao conhecimento da instituição relatos das dificuldades sociais e econômicas acentuadas pela quarentena. “É importante chamar a comunidade a participar. Conversem com suas redes de relações, familiares, amigos, todos para ajudarem na campanha”, pede.

A estudante de Informática Biomédica, Talita da Silva Almeida, é uma das alunas que recebeu um computador para acompanhar as aulas à distância e realizar trabalhos acadêmicos durante a suspensão das atividades presenciais. Confira abaixo:

No início da pandemia foi bem frustrante. Entrei na faculdade com muitas expectativas e depois de duas semanas ver tudo parado, sem perspectiva de retorno, foi angustiante. A doação que recebi foi a "luz no fim do túnel", pois no início das aulas eu já tinha percebido que precisaria dos computadores e da biblioteca da UFCSPA para complementar meus estudos devido à falta de equipamentos em casa. Então a notícia de doação foi um grande alívio principalmente com o retorno às aulas em EAD.

Em tempos em que as limitações tornam o convívio social difícil, é importante frisar que existem formas de demonstrar amor ao próximo, de sentir empatia pela situação do outro e fazer a diferença na vida das pessoas que conhecemos e das que não conhecemos. O trabalho da Proext é sério e realmente as doações estão chegando nas mãos de quem precisa, então se você tem um equipamento que não vai usar, ou conhece alguém que tem, vale a pena conversar e mostrar que esses itens podem fazer a diferença na vida de outras pessoas.

Talita da Silva Almeida, estudante do 1º semestre de Informática Biomédica