Foi transmitida nesta quinta-feira, 4, sessão online do Conselho Universitário aberta à comunidade. A reunião virtual, conduzida pela reitora Lucia Pellanda com o apoio da vice-reitora Jenifer Saffi, abriu espaço para a apresentação das ações mais recentes da universidade no combate à pandemia de Covid-19. Durante a sessão também foram abordadas questões como a retomada das atividades presenciais e a capacitação de professores para o ensino à distância (EAD).

Em sua fala, a reitora pontuou algumas das mais de 100 ações empreendidas pela UFCSPA desde a suspensão das aulas. No campo da pesquisa, Lucia chamou a atenção para os editais de concessão de bolsas lançados pela universidade e a utilização – seguindo os protocolos de biossegurança – dos laboratórios da instituição, especialmente para o desenvolvimento de estudos relacionados ao novo coronavírus e de projetos em andamento no âmbito dos programas de pós-graduação. “A universidade também vem desempenhando ações de testagem em duas frentes. Uma com o Laboratório de Biologia Molecular, junto à Santa Casa, e outra com o Laboratório de Epidemiologia Clínica”, exemplificou a reitora.

No campo do ensino, foi destacada a ação coordenada pela Pró-Reitoria de Graduação de transmitir aos professores os webinars, seminários online sobre temas importantes relacionados ao ensino à distância. Neste sentido, Lucia ressaltou que as coordenações de cursos vêm coletando informações das turmas para levantar alternativas visando à continuidade das atividades de ensino. “Todas essas contribuições serão levadas em conta na próxima reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. É uma discussão ampla com a preocupação de conciliar as necessidades de todos os alunos, professores e técnicos”, pontuou.

Outro tema colocado em discussão no encontro virtual do Consun foi a apresentação dos resultados da pesquisa para conhecer a situação de saúde da comunidade interna e a disponibilidade de recursos para a realização de atividades laborais e de ensino à distância. Com respostas enviadas por de mais de 2.600 participantes – entre professores, técnico-administrativos e alunos de graduação e pós-graduação – foi detectado que mais de 95% possuem conexão à Internet nas residências e cerca de 80% já participaram de alguma atividade EAD na condição de alunos.

Entre as ações direcionadas à comunidade externa em tempos de pandemia, a reitora sublinhou a campanha de doações conduzida pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, que já beneficiou cerca de 200 famílias da comunidade universitária, e a criação do UFCSPA Comunidade, com a missão de levar informações em saúde para comunidades em situação de vulnerabilidade. Outras iniciativas como o esforço conjunto de professores, alunos e técnicos para produção de quase 2 toneladas de álcool gel e a impressão de equipamentos de proteção individual contra o coronavírus também foram mencionadas pela presidente do Consun.

Lucia lembrou que diferentes setores, departamentos e projetos da universidade vêm atuando com ainda mais intensidade durante a quarentena, seja na construção de materiais informativos, suporte a profissionais na linha de frente ou apoio a servidores e alunos em um cenário de distanciamento físico. Também fez um reconhecimento aos trabalhadores de serviços essenciais que precisaram ser mantidos no campus, como segurança e manutenção, além de agradecer aos profissionais na linha de frente, incluindo docentes, discentes, técnico-administrativos e egressos. “Em uma situação como a atual, ficamos mais envolvidos na nossa função social, que é entregar ciência e solidariedade para a sociedade”, salientou a reitora.