Considerando que, nos últimos dias, houve um agravamento do perfil epidemiológico no estado, com a ocorrência também de surtos específicos em alguns serviços de saúde, o COE e a Reitoria alertam para os seguintes pontos:

1. Reforçamos a necessidade do uso adequado de EPIs por TODOS os nossos estudantes. Mesmo que os demais profissionais do mesmo serviço utilizem menos EPIs, a orientação é válida para todos os estudantes da UFCSPA, independentemente do local de atuação. São populações diferentes e, por isso, seguem orientações específicas, de acordo com seu grau de experiência, contato com pacientes e tipos de rotação. O uso de EPIs visa não somente à proteção do estudante, mas também dos pacientes, outros profissionais e do próprio ambiente de prática, e são um direito e um dever de cada um.
  2. Os estudantes devem seguir todas as orientações e treinamentos dos serviços, com o intuito de reforçar as boas práticas de segurança. Adicionalmente, será agendado um treinamento de biossegurança pela UFCSPA.
  3. As atividades continuam tendo caráter voluntário. Quando houver retorno escalonado das atividades, os estágios de último ano terão prioridade. Haverá um período de trancamento especial para aqueles que não desejarem retornar às atividades.
  4. Os estágios dependem dos locais de prática. Muitos locais ainda não autorizaram o retorno dos estudantes e outros podem modificar sua disponibilidade em receber alunos de acordo com as condições de cada serviço e as normas das autoridades sanitárias.
  5. Pedimos a ajuda de toda a comunidade universitária no esforço de orientar a população a manter as medidas de distanciamento físico sempre que possível, evitando aglomerações e saídas desnecessárias.
  6. Lembramos novamente que essas orientações podem mudar de forma dinâmica, se houver mudança da situação epidemiológica ou surtos específicos. Solicitamos a todos que se mantenham atentos a mudanças dessas orientações, que serão comunicadas nos meios oficiais.

Referências

1. NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020. ORIENTAÇÕES PARA SERVIÇOS DE SAÚDE: MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE QUE DEVEM SER ADOTADAS DURANTE A ASSISTÊNCIA AOS CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE INFECÇÃO PELO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-CoV-2). (Atualizada em 08/05/2020).
  2. SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. NOTA INFORMATIVA 11 -04 junho. COE/SES-RS.
  3. PROTOCOLO DE ATENDIMENTO CORONAVÍRUS COVID-19. Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, 03/06/20.
  4. Portaria Conjunta SES/SEDUC/RS no.01/2020